A média de mortos no trânsito gaúcho durante o feriado foi a menor dos últimos dez anos

Operação Viagem Segura de Tiradentes fiscalizou quase 38 mil veículos. (Foto: Divulgação/Palácio Piratini)

Balanço divulgado nesta segunda-feira (24) pelo Detran-RS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul) aponta que quatro pessoas perderam a vida nas ruas e estradas gaúchas neste feriado de Tiradentes, ou um óbito por dia de Operação Viagem Segura. Trata-se da menor média das 72 edições efetuadas desde que a força-tarefa se iniciou em 2007. O número médio de óbitos das 71 anteriores foi de 3,89 óbitos/dia.

“Enquanto houver uma única morte, não poderemos comemorar”, afirmou o diretor-geral do Detran-RS, Ildo Szinvelski. “Mas esse resultado nos anima a prosseguir nosso trabalho conjunto de fiscalização, educação e sensibilização”, acrescentou.

Os 185 acidentes ocorridos no período resultaram ainda em 172 pessoas feridas em níveis diversos de gravidade. Destes acidentes, 79 causaram somente danos materiais.

O esforço coletivo de fiscalização a que Szinvelski se refere reúne BM (Brigada Militar), Comando Rodoviário da BM, Polícia Rodoviária Federal e agentes municipais, e que nesses quatro dias, fiscalizou 37.954 veículos. Foram autuadas 9.411 infrações, resultando no recolhimento de 698 veículos e 271 carteiras nacionais de habilitação.

No que se refere ao controle da alcoolemia na direção, foram feitos 2.726 testes de etilômetro que autuaram 103 condutores, sendo 41 deles enquadrados em crime de trânsito e conduzidos a delegacias de polícia. O Detran-RS informa que “não há como saber quantos acidentes graves foram evitados, somente pela retirada das ruas desses condutores alcoolizados”.

A 72ª edição da Operação Viagem Segura teve início teve início à 0h de quinta-feira (20) e se estendeu até a meia-noite de domingo (23). (Eunice Gruman/Detran-RS)

The post A média de mortos no trânsito gaúcho durante o feriado foi a menor dos últimos dez anos appeared first on O Sul.

Comentários

Comentários

477 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.