Companhia Municipal de Dança recebe coreógrafo carioca

A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre recebe entre os dias 15 e 31, o coreógrafo carioca Rafael Gomes, atualmente radicado em Bruxelas. Gomes irá desenvolver a criação do novo trabalho da Cia. Municipal que tem estreia prevista para o primeiro semestre do ano. A atividade tem o apoio do Sesc-RS (Serviço Social do Comércio) e vai ocorrer todas as manhãs, no Centro Cultural Cia de Artes de Porto Alegre, rua dos Andradas, 1780, Centro Histórico.

Rafael Gomes é graduado no Centro de Dança Rio, foi membro do Balé Jovem do Rio de Janeiro, integrou a Cia. de Dança Deborah Colker (RJ) e foi solista na São Paulo Cia. de Dança, sob direção de Inês Bogéa e Iracity Cardoso. Como intérprete dançou um repertório diversificado de grandes coreógrafos mundiais como George Balanchine, Jiri Kylian, Nacho Duato, Willian Forsythe, Marco Goecke, Alessio Silvestrin e Rodrigo Pederneiras. Coreografou na São Paulo Cia de Dança, no Grupo Divinadança e no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Além disso, desenvolve projetos como vídeo performances e comerciais. Foi um dos artistas da Göteborgsoperans Danskompani – Suécia e atualmente bailarino na Cia. As Palavras – Claudio Bernardo, em Bruxelas.

A Cia. Municipal é um projeto realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, através da SMC (Secretaria Municipal de Cultura) e Smed (Secretaria Municipal de Educação). Mantém um elenco profissional de 12 bailarinos e bailarinas selecionados através de edital público. O projeto existe desde 2014 e foi sancionado por lei em 2017. A Cia já realizou 11 montagens reunindo um público de cerca de 40 mil espectadores. Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em cinco escolas municipais da periferia da Capital, com formação em dança para crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos, no turno inverso da escola. Também é mantida pela Companhia Municipal, a Cia Jovem de Dança, que reúne 20 alunos que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança e que atuam junto com bailarinos profissionais, fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.

A Companhia tem direção geral de Airton Tomazzoni e Paula Amazonas. Direção artística de Neca Machado. Elenco: Driko Oliveira, Andressa Pereira, Cecilia Cherem Castilho, Everton Nunes, Fernando Queiroz, Juliana Coutinho, Kleo di Santys, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Stephanie Cardoso, Victória Terragno.

Cultura promove curso  

O projeto Universidade Aberta, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da SMC (Secretaria Municipal da Cultura), começa as atividades de 2018 com um curso do historiador Voltaire Schilling – Utopias e Distopias na Cultura Ocidental. A série de três aulas começa nesta segunda-feira, 15, e segue nos dias 22 e 29 de janeiro, sempre das 18h30min às 20h, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, avenida Erico Veríssimo, 307, bairro Azenha.

Voltaire Schilling vai abordar três fenômenos históricos durante o curso: os Descobrimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa – ocorridos entre os séculos XVI e XIX – eventos que estimularam pensadores das mais diversas origens a elaborar profundos projetos de reforma social e política. Esse período gerou uma vasta literatura utópica, composta por registros imaginários de sociedades perfeitas, inexistentes na realidade empírica. Esse material serviu de inspiração direta às grandes reformas e revoluções que aconteceriam a seguir.

Comentários