Grêmio estreia com vitória na Libertadores da América

Diferente da estreia de 2016, quando perdeu para o Toluca no México, o Grêmio foi até a Venezuela e derrotou o Zamora pela Libertadores da América. Mesmo com vários desfalques, o tricolor retorna a Porto Alegre com os três pontos na tabela, após a vitória por 2×0.

A lesão de Pedro Geromel foi a pior notícia da semana para a torcida, entretanto, Rafael Thyere supriu a ausência do zagueiro titular. Ao lado de Kannemann, Marcelo Oliveira e Léo Moura, o jovem teve uma atuação sólida e ajudou o time a sair de campo sem levar gols. Do meio para frente, Renato repetiu os atletas do Grenal, com Michel, Jaílson, Ramiro, Bolaños, Pedro Rocha e Luan.

O jogo

O primeiro tempo foi de oscilação por parte do tricolor gaúcho. O Zamora teve o domínio inicial, inclusive comandando as ações no meio-campo. Em 10 minutos de partida apenas, o Zamora empilhou três oportunidades, todas pelo lado esquerdo, onde atuou o lateral e capitão Marcelo Olveira. Grohe fez grande defesa na finalização de Uribe e contou com a pontaria ruim dos atletas venezuelanos nas outras chances.

A partir dos 15 minutos, o clube gaúcho equilibrou o confronto. Miller Bolaños, novamente, foi o centro da equipe, distribuindo as jogadas e apoiando nos contra-ataques. Aos 16 minutos, o equatoriano roubou a bola no campo de defesa e acionou Ramiro na direita. O camisa 17 deixou Michel livre, de frente para o goleiro, no entanto, o volante chutou para muito longe. No último lance antes do intervalo, Léo Moura abriu o placar. Pedro Rocha tabelou com Luan e achou o experiente jogador dentro da área. O lateral-direito girou e fuzilou no canto de Salazar – primeiro gol de Léo Moura na temporada.

Na etapa complementar, o ritmo se manteve. Aos 4 minutos, Bolaños fez grande lançamento para Pedro Rocha no lado esquerdo. O novo camisa 9 cruzou para Ramiro, que, de cara com o goleiro, foi empurrado pelas costas – pênalti marcado. Luan foi para cobrança e ampliou a vantagem.

Com o resultado assegurado, o Grêmio passou a administrar a partida. Aos 17 minutos, porém, Peña invadiu a área, driblou Marcelo Grohe e, com o gol vazio, finalizou nas pernas de Kannemann. Na sequência, Filippetto cabeceou e Ramiro salvou em cima da linha.

Renato ainda promoveu as entradas de Everton, Fernandinho e Lucas Barrios para dar fôlego novo à equipe. Apesar disso, o placar se manteve o mesmo até o final.

O Grêmio, após a primeira rodada da Libertadores da América, é líder do Grupo 8, com 3 pontos e saldo de 2 gols positivo. O Guaraní-PAR ocupa a segunda colocação, também com uma vitória, mas com saldo de 1 gol.

Comentários