Novo modelo da carteira de motorista já está sendo distribuído

O novo modelo terá três números de identificação. (Foto: Reprodução)

Quem for a um CFC (Centro de Formação de Condutores) providenciar a carteira de habilitação já receberá o novo modelo de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O layout responde às exigências da resolução 598 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), com mais detalhes voltados à segurança do documento. As novas carteiras de motoristas começaram a ser impressas no dia 2.

O modelo antigo continuará válido e será substituído gradualmente, à medida que vencerem seus prazos para renovação. Publicada no Diário Oficial de 27 de maio deste ano, a resolução estipulou o prazo até 31 de dezembro para que os Detrans providenciassem as adequações. A mudança não implica em qualquer tipo de reajuste.

A nova CNH contém três números de identificação, sendo dois nacionais e um estadual. O primeiro é o Registro Nacional, que é gerado pelo sistema informatizado da Base Índice Nacional de Condutores, composto por nove caracteres, mais dois dígitos verificadores de segurança. Ele é único para cada motorista e o acompanhará durante toda a sua existência como condutor, não sendo permitida a sua reutilização para outro condutor. O segundo é o número do espelho da CNH, formado por nove caracteres mais um dígito verificador de segurança, autorizado e controlado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O terceiro é o número do formulário Renach, identificação estadual que coleta dados do candidato/condutor gerado a cada serviço, composto por 11 caracteres, sendo as duas primeiras posições formadas pela sigla da Unidade de Federação expedidora, ou seja, o número identifica a Unidade da Federação onde o condutor foi habilitado ou realizou alterações de dados no seu cadastro pela última vez.

Dentro do campo “Observações” do modelo da CNH constará restrições médicas, exercício de atividade remunerada e cursos especializados com certificações expedidas. Todas essas informações estão em formatos padronizados e abreviados. O mapa do Estado também integra o novo layout, assim como o brasão em calcografia.

Comentários

Comentários

800 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.