Polícia prende quadrilha que trazia maconha para o RS dentro de pneus de caminhão

Setenta e cinco quilos da droga foram apreendidos.

FONTE: O SUL – http://www.osul.com.br/

Agentes do Denarc (Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico) prenderam, na madrugada desta quarta-feira (13), três traficantes e apreenderam cerca de 75 quilos de maconha no bairro Fiuza, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Segundo a Polícia Civil, a operação desmontou um esquema de tráfico interestadual para o Rio Grande do Sul que utilizava pneus de caminhão para o transporte de maconha. Conforme o delegado Maurício Barison, um gaúcho e um paranaense seriam os principais responsáveis pelo crime.

O gaúcho simulava, para o seu comparsa paranaense, a compra de pneus para caminhões. Já o indivíduo do Paraná adquiria, provavelmente no Paraguai, a droga e acondicionava no interior dos pneus, que eram transportados ao RS.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, os pneus com a droga eram deixados em um ponto específico, uma borracharia, por exemplo, e retirados pelos demais comparsas que os levavam até um sítio. Na propriedade, os criminosos retiravam a maconha do interior dos pneus e distribuíam o entorpecente.

Além do paranaense, de 45 anos, foram presos dois gaúchos – um de 44 anos e o caseiro do sítio, de 53. O proprietário do sítio não teria conhecimento dos fatos. Entretanto, será intimado a prestar declarações nos autos do inquérito policial, relatou o delegado.

De acordo com o diretor de Investigações do Denarc, delegado Mario Souza, o esquema funcionava há alguns meses e colocava quantidade significativa de maconha mensalmente na Região Metropolitana e na Capital. O abastecimento do tráfico ocorria principalmente nos municípios de Gravataí e Viamão.

Comentários