Programa Quintais Sustentáveis incentiva produção agroecológica de 2 mil famílias

Quintais Sustentáveis objetiva a estruturação e a produção agroecológica de famílias de assentamentos da reforma agrária do Estado (Foto: Divulgação/SDR)

Com a entrega de lotes de irrigação e infraestrutura nas regiões de Santa Maria e Canguçu, a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) concluiu a primeira etapa de entrega de kits de produção agroecológica do programa Quintais Sustentáveis. Ao todo, foram cerca de 2 mil famílias de assentados da reforma agrária beneficiadas pelo programa, realizado em parceria entre o governo do Estado e o o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O investimento chegou a R$ 10,5 milhões.

O Quintais Sustentáveis é um programa que tem como objetivo a estruturação e a produção agroecológica de famílias de assentamentos da reforma agrária do Estado, com aquisição de kits produtivos e capacitação das famílias, para garantir segurança alimentar e geração de renda aos beneficiários.

Os kits de produção agroecológica entregues são compostos por cinco lotes: irrigação, infraestrutura, recuperação do solo, mudas e sementes, totalizando 42 itens. Na primeira etapa foram beneficiadas 1.939 famílias, distribuídas em 238 projetos de assentamentos em 61 municípios.

Esse formato foi concebido após discussão entre entidades envolvidas com a reforma agrária no Rio Grande do Sul: Departamento de Desenvolvimento Agrário da SDR, Incra, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Universidade Federal de Santa Maria, Embrapa, Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), Emater/RS, Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Coptec) e Cooperativa Central dos Assentamentos do RS (Coceargs), entre outros.

Todas as famílias beneficiadas pelo Quintais Sustentáveis são assentadas pelo Programa Nacional de Reforma Agrária e inscritas em programas sociais do governo, como por exemplo, o Bolsa Família. A SDR e as demais entidades envolvidas estão estudando uma nova fase para continuidade do programa.

The post Programa Quintais Sustentáveis incentiva produção agroecológica de 2 mil famílias appeared first on O Sul.

Comentários

Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.