Sartori entrega ao presidente Temer pedido de ajuda da União aos Estados

Entre as necessidades de curto prazo para o Rio Grande do Sul, está o pagamento do 13º salário dos servidores do Executivo. (Foto: Palácio do Planalto/Divulgação)

O governador José Ivo Sartori foi recebido pelo presidente da República, Michel Temer, na manhã desta quarta-feira (9), no Palácio do Planalto, para tratar do pedido de auxílio federal para socorrer os Estados.

Entre as necessidades de curto prazo para o Rio Grande do Sul, está o pagamento do 13º salário dos servidores do Executivo. Sartori entregou um ofício no qual reitera a preocupação do governo gaúcho com a crise da economia brasileira, que está atingindo fortemente a capacidade de financiamento do setor público. Temer abriu espaço na agenda para receber o governador e se comprometeu em analisar o pedido.

Antes, em audiência com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, Sartori reiterou o pedido de ajuda. O governador alertou para a estimativa de que a queda do Produto Interno Bruto, considerandos os anos de 2015 e 2016, chegará a mais de 7%, com graves consequências para a arrecadação de tributos. “A crise atingiu todos os entes nacionais, mas diferentemente dos estados, a União tem como alternativa o financiamento via dívida mobiliária”, argumentou.

Comentários

Comentários

740 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.