Domingo, 24 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 28 de outubro de 2024
Em tempos de intolerância, violência e desamor, a saúde mental fica logo abalada. A cada dia mais pessoas estão ansiosas, deprimidas e adquirem uma série de problemas psicológicos que poderiam ser evitados se fosse trabalhada a inteligência emocional nos relacionamentos. Segundo Daniel Goleman, PhD em Psicologia Clínica e Desenvolvimento da Personalidade pela Universidade de Harvard, os cinco pilares da inteligência emocional são: autoconsciência, capacidade de analisar emoções e prever reações; autorregulação, com controle de emoções durante tensão; automotivação, usar emoções de forma adequada; empatia, habilidade de se colocar no lugar do outro; e habilidades sociais, manter boas relações.
A especialista em gestão de pessoas, Alessandra Oliveira, diretora da Febracis, instituição de ensino que oferece cursos, treinamentos, palestras e workshops sobre coaching e apontada uma das principais escolas de negócios da América Latina, explica o que são essas duas palavras na vida de qualquer ser humano.”A inteligência emocional, de forma reduzida, é a capacidade que a pessoa tem de identificar suas emoções e usá-las a seu favor. Não deixar que as emoções dominem, ter controle sobre as reações, saber identificar em quais momentos a raiva, por exemplo, acontece, o ciúme, a inveja, conseguir identificar e controlar, e também identificar e saber reagir da forma correta as emoções do outro”.
Em tempos de intolerância, a saúde mental fica logo abalada
Para Emerson Doblas, diretor da mesma empresa e especialista em Finanças e Negócios, “a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, entender e gerir emoções, extraindo o melhor resultado possível de uma situação, sem permitir que as emoções controlem o indivíduo, além de capacitar a reconhecer e reconsiderar as emoções de outras pessoas e saber lidar com elas”.
Já Márcio Cerbella, consultor empresarial, instrutor de Empreendedorismo e Conteudista credenciado do Sebrae e diretor da EMECF (Educação Empreendedora – Consultoria e Treinamento), define o termo. “A inteligência emocional é uma das competências mais valorizadas no mundo dos negócios, especialmente para empreendedores que enfrentam desafios. A capacidade de equilibrar emoções e manter a harmonia tem se mostrado uma potente ferramenta de sucesso. No universo empreendedor, onde desafios e incertezas são constantes, a forma como lidamos com emoções faz a diferença. Um sorriso pode ser o reflexo de uma postura positiva e equilibrada, capaz de transformar os momentos mais difíceis em oportunidades. Ele não apenas cria uma atmosfera leve, mas transmite confiança, mostrando ao outro que estamos prontos para enfrentar adversidades com serenidade”.
No Ar: Pampa News