Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 15 de janeiro de 2024
O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Sincodiv-RS)/Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) está sob nova gestão para o triênio 2024-2026. O novo presidente é o CEO da Kia Sun Motors, Jefferson Fürstenau, que assumiu o cargo junto ao sindicato no início do mês de janeiro.
De acordo com o empresário, o maior desafio da entidade neste primeiro momento é o aumento do número de concessionários associados. Segundo Fürstenau, o Sincodiv-RS/Fenabrave esteve tradicionalmente muito focado na área dos automóveis, e é necessária, por isso, uma aproximação com os setores das motos, dos caminhões, dos implementos rodoviários e das máquinas agrícolas. “Precisamos trazer esses segmentos diferentes do das quatro rodas para dentro do sindicato, para que eles tenham uma maior participação”, explicou.
Neste sentido, o órgão busca, ao menos, dobrar a quantidade de participantes, que atualmente gira em torno de 135. “Queremos otimizar esse número com a adesão dos demais setores”, contou Fürstenau, que espera poder corroborar a melhora com seus mais de 30 anos de experiência no mercado e sua boa comunicação. Também na intenção de se aproximar dos associados, o presidente estará presencialmente todas as quintas-feiras na sede do sindicato, disponível para conversar com presentes e futuros associados.
Outro desafio que deve ser enfrentado pela nova gestão diz respeito à legislação estadual que rege sobre os tributos pagos pelo setor e por áreas concorrentes, como a das locadoras de automóveis. Segundo o presidente do sindicato, é necessário um ajuste nas tributações, a fim de equilibrar a concorrência. “Desta forma, seremos capazes de aumentar o percentual de participação nas vendas de automóveis feitas por concessionárias no estado, diminuindo a desvantagem que temos hoje”, elucidou.
Considerando isto, a expectativa para o setor automotivo é de aquecimento, levando em conta um mercado voltado para as novas tecnologias. O Sincodiv-RS/Fenabrave enxerga possibilidade de crescimento ao acompanhar esta tendência. “Temos que estar preparados e organizar o nosso segmento da melhor forma possível, para que estejamos aptos para este novo momento”, frisou Fürstenau.
A entidade ainda possui como meta, segundo o presidente, atuar para evitar o aumento do ICMS previsto para 1° de abril deste ano, que teria impacto sobre o setor. Pensando nisso, um encontro regional será realizado durante a Expodireto Cotrijal, em Não-me-Toque, para discutir o assunto com os associados.
No Ar: Pampa Na Madrugada