Domingo, 24 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 6 de maio de 2024
O desligamento da energia elétrica por conta do risco de choque em uma casa de bombas no início da tarde desta segunda-feira (6) obrigou a evacuação às pressas de moradores dos bairros Menino Deus e Cidade Baixa em Porto Alegre.
A falta de energia elétrica ocasionou o desligamento da casa de bombas número 16, próximo da Rótula das Cuias, alagando rapidamente os bairros.
O pânico tomou conta dos residentes da região. Congestionamentos foram registradas em diversas avenidas da cidade. Condutores trafegavam às pressas rumo ao litoral. A RS-118, uma das únicas alternativas de saída da cidade registrava, no início da noite desta segunda, filas quilométricas de carros.
Em coletiva de imprensa, o prefeito Sebastião Melo falou sobre a demora para o aviso à população. A queda de energia ocorreu no início da tarde e somente próximo das 15h que o prefeito publicou vídeo em suas redes sociais com orientações.
“Houve equívoco de comunicação da concessionária do serviço na Capital, a CEEE Equatorial, com a prefeitura. Essa prefeitura não esconde nada. Se eu tivesse tomado conhecimento antes do desligamento, eu teria feito vídeo antes do desligamento”, disse.
A previsão da área técnica do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é que o alagamento se estenda parcialmente e que chegue à altura da rua Lima e Silva. A recomendação é que os comércios e pessoas que moram em andares mais baixos se protejam. Na cota mais alta da Cidade Baixa poderia chegar a 1,5 metro em determinados locais, segundo o diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Marco Faccin.
Às 18h desta segunda-feira, quatro das 23 casas de bombas de águas pluviais (água da chuva) da cidade operam.
“Enfrentamos a maior crise climática do Brasil e não tem faltado união de esforços com município, Estado, União e Exército para abastecer a cidade. Decretei o uso racional da água, não gostamos de multar, mas se for necessário iremos fazer” – Prefeito Sebastião Melo.
Presente na coletiva, o presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera, afirma que 170 mil clientes estão sem luz na Capital, a maioria por questões de segurança.
O diretor do Dmae, Maurício Loss, ressalta que uma força-tarefa junto com a CEEE Equatorial foi montada para religar o Sistema São João, que abastece a Zona Norte.
“Não está resolvido, mas bem adiantado. A energia não chega porque a estação da CEE que abastece a estrutura do Dmae está alagada’’, explica Loss.
Atualmente, das seis estações de tratamento de água, somente a estação Belém Novo está operando, embora com dificuldade de tratamento devido á turbidez da água.
Nível do Guaíba
Cais Mauá
Cota atual: 5,27 metros
Cota de Alerta: 2,5 metros
Cota de Inundação: 3 metros
Informação obtida às 15h15 por meio da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Agência Nacional de Águas (ANA).
No Ar: Show de Notícias