Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 15 de fevereiro de 2025
O Brasil tem a maior chance nas premiações de Hollywood em mais de duas décadas, com o filme “Ainda Estou Aqui”. O longa, dirigido por Walter Salles, levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, garantiu o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama para Fernanda Torres e ainda recebeu três indicações ao Oscar de:
* Filme Internacional;
* Melhor Atriz; e
* Melhor Filme.
— Veja quais prêmios o loinga ainda pode ganhar:
BAFTA
O prêmio, considerado o “Oscar britânico”, anunciou a lista de indicados. “Ainda Estou Aqui” está entre os selecionados para Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia neste domingo (16), em Londres.
Latino Entertainment Film Awards
“Ainda Estou Aqui” recebeu sete indicações ao Latino Entertainment Film Awards. O longa concorre às categorias de melhor filme, melhor filme em língua não-inglesa, melhor diretor (Walter Salles), melhor atriz (Fernanda Torres), melhor roteiro adaptado, melhor fotografia e melhor montagem. A premiação será nesta segunda-feira (17).
Oscar
“Ainda Estou Aqui” foi indicado à principal categoria do Oscar 2025, de Melhor Filme – a primeira vez na história que um filme brasileiro disputa a maior categoria do Oscar. A produção também tem outras duas indicações: Filme Internacional e Melhor Atriz. A cerimônia de entrega do principal prêmio do cinema mundial está marcada para 2 de março, domingo de carnaval no Brasil.
— Já concorreu:
Critics Choice
* Melhor Filme de Língua Não-Inglesa (perdeu para Emilia Pérez)
Festival de Veneza
* Melhor roteiro (vencedor)
* Green Drop Award
Festival de Vancouver
* Prêmio do público (vencedor)
Mill Valley Film Festival
* Filme Favorito do Público (vencedor)
Miami Film Festival GEMS
* Filme Favorito do Público (vencedor)
Festival de Pessac, na França
* Prêmio do público (vencedor)
* Prêmio Danielle Le Roy (vencedor)
Astra Film Awards
* Melhor Filme Internacional (perdeu para Emilia Pérez)
Globo de Ouro
* Fernanda Torres – Melhor Atriz de Drama (vencedora)
* Melhor Filme de Língua Não-Inglesa (perdeu para Emilia Pérez)
Satellite Awards
* Melhor Atriz em Filme de Drama (vencedora)
* Melhor Filme Internacional (perdeu para Waves)
Prêmios Goya
* Melhor filme ibero-americano (vencedor).
“Ainda Estou Aqui” é um drama biográfico brasileiro dirigido por Walter Salles, baseado na autobiografia de Marcelo Rubens Paiva. O filme retrata a trajetória de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro), mãe de cinco filhos, que enfrenta a dor e a luta pela verdade após o desaparecimento de seu marido, o deputado Rubens Paiva (Selton Mello), durante a ditadura militar brasileira. A narrativa explora a resiliência de Eunice ao longo dos anos, desde o impacto imediato da perda até sua atuação como defensora dos direitos humanos.
Em cartaz nos cinemas brasileiros desde novembro de 2024, o longa segue quebrando recordes na História do cinema nacional. Nesse sábado (15), o longa ultrapassou a marca de 5 milhões de espectadores no País. Com isso, a produção conquista um lugar entre as 20 maiores bilheterias do cinema nacional – o ranking é liderado por “Nada a perder” (2018), cinebiografia do bispo Edir Macedo, com 12,184 milhões de espectadores.
No Ar: Pampa News