Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024

Home Variedades Além de Bruce Willis, estrelas como Sharon Stone e Emilia Clarke já enfrentaram a afasia

Compartilhe esta notícia:

O afastamento de Bruce Willis surpreendeu cinéfilos de todo o mundo, após um comunicado assinado pela família informando que o ator foi diagnosticado com afasia, o que estaria afetando suas habilidades cognitivas. O astro de “Duro de matar” (1988) e “O sexto sentido” (1999) enfrenta uma doença que já vitimou outros ícones de Hollywood, como as atrizes Sharon Stone e Emilia Clarke (a Daenerys de “Game of Thrones”).

A afasia é uma condição que pode afetar a capacidade de uma pessoa de falar, escrever e entender a linguagem, decorrente de uma lesão cerebral, ocasionada por acidentes vasculares cerebrais (AVC), doenças degenerativas e alguns tipos de demência.

Em 2001, Sharon Stone sofreu um AVC e, ao deixar o hospital, não conseguia mais ler e nem falar sem gaguejar. A atriz só conseguiu voltar a decorar seus textos após meses de tratamento.

Entre 2011 e 2013, Emilia Clarke descobriu dois aneurismas cerebrais e precisou de uma cirurgia após um derrame, que afetou sua capacidade de se comunicar. Após tratamento com fisioterapia, a afasia foi superada e a atriz fundou a SameYou, instituição quer auxilia pacientes de lesões cerebrais.

Conhecida por seu papel em “Grey’s Anatomy”, Kate Walsh também teve um quadro de afasia após descobrir um tumor no cérebro em 2017, só revelado em 2019. À revista Cosmopolitan, a atriz contou que tinha dificuldades para pensar e para terminar frases.

O astro country Randy Travis perdeu a capacidade de falar e ler após ser diagnosticado em 2013 com cardiomiopatia viral, quando um vírus ataca o coração. O músico ainda enfrenta sequelas relacionadas à afasia.

Outro ícone de Hollywood que enfrentou dificuldades após um infarto, entre elas a afasia, foi Kirk Douglas (1916-2020). O pai de Michael Douglas lançou em 2002 o livro de memórias “My stroke of luck”, no qual narrou sua luta contra as sequelas, incluindo terapias voltadas à fala.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

EUA devolvem para a Líbia estátuas contrabandeadas de 2.400 anos expostas em museu de Nova York
Rodrigo Mussi: “estado de saúde é estável”, diz irmão do ex-BBB após reunião com médicos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News