Sábado, 23 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 27 de dezembro de 2022
A grande tempestade de inverno que atingiu os Estados Unidos na última semana tem provocado uma situação curiosa no Sul da Flórida, a chamada “chuva de iguanas”. A nevasca, a pior em décadas, já deixou mais de 50 mortos no país.
Não foi só a população que sentiu as consequências diretas da queda nos termômetros. Por se tratarem de “animais de sangue frio”, as iguanas ficam imobilizadas pelas baixas temperaturas, e caem duras das árvores. Como os demais répteis e anfíbios, elas não conseguem gerar o próprio calor, e precisam do clima quente para se manterem aquecidas.
Apesar de diferente, o fenômeno não é novidade, e autoridades meteorológicas do Estado norte-americano chegam a emitir alertas sobre “chuvas de iguanas”, para chamar atenção para uma onda de frio. Apesar de parecerem mortas, as iguanas costumam sobreviver e recuperar as forças assim que as temperaturas sobem.
A agência governamental da Flórida faz um alerta inusitado: “Não leve iguanas verdes selvagens para sua casa ou carro para se aquecer! Eles podem se recuperar mais rapidamente do que você pensa e ficar na defensiva, usando suas longas caudas e dentes e garras afiadas”.
O Serviço Nacional de Meteorologia de Miami também tem o costume de divulgar anúncios de “iguanas caindo”, com o objetivo de enfatizar o frio intenso na região e informar às pessoas que os lagartos não estão, de fato, mortos.
“Alguns lagartos também caem das árvores como as iguanas, mas não recebem a mesma publicidade que um lagarto de um metro e meio”, brinca Jonathan Losos, biólogo evolutivo da Universidade Washington, na cidade de Saint Louis.
Muito frio
“É uma guerra contra a mãe natureza que nos atingiu com força total”, foi assim que Kathy Hochul, governadora de Nova York, definiu a alteração climática que atinge mais de 200 milhões de norte-americanos.
Além da nevasca, a temperatura chegou a -56ºC com neve chegando a 1,5m de altura. Mais de 2 mil voos nos Estados Unidos foram cancelados por causa da neve e do frio.
No Canadá, quatro pessoas morreram após um ônibus capotar em uma estrada congelada perto da cidade de Merritt, província de Colúmbia Britânica, no oeste do país.
É a primeira vez que uma tempestade de inverno é tão extensa na América do Norte – o alcance vai do Canadá até o sul do Estado norte-americano do Texas.
No Ar: Pampa Na Madrugada