Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 21 de novembro de 2024
Organização não governamental fundada em Porto Alegre há 126 anos, o Asilo Padre Cacique precisa de doações de suplementos alimentares. Trata-se de uma das necessidades mais urgentes para os idosos acolhidos na instituição, localizada no bairro Cristal (Zona Sul), conforme reforça o site asilopadrecacique.com.br.
O presidente da entidade filantrópica, Felipe Herrmann, explica que o produto é fundamental para garantir nutrientes essenciais à saúde e a vitalidade dos vovôs e vovôs que residem no tradicional prédio nas imediações do estádio Beira-Rio:
“Com o envelhecimento, o corpo dos idosos não absorve mais os nutrientes como antes. Os suplementos ajudam a fortalecer ossos, musculatura e sistema imunológico, além de apoiar a memória e lucidez. Proteínas, cálcio, vitaminas D e B12, ômega-3 e antioxidantes como vitaminas C e E são alguns dos itens mais importantes para os residentes”.
É possível colaborar mediante entrega direta na sede da entidade (avenida Padre Cacique nº 1.178), das 7h às 20h, ou mediante transferência de valores pelo sistema pix. Para quem opta pela segunda opção a chave é o número de CNPJ 92.978.139/0001-22.
A prioridade a esse item não impede o prosseguimento das doações de outros alimentos para o estoque do Padre Cacique. São igualmente bem-vindos leite integral, açúcar, adoçante, amido de milho, aveia, azeite de oliva, bolacha salgada, café e chá, dentre outros. Em caso de dúvida, o telefone é (51) 3233-7571.
Tradição
O Asilo Padre Cacique é uma organização sem fins lucrativos. A entidade foi fundada em 19 de junho de 1898 pelo padre Joaquim Cacique de Barros, de destacada atuação em prol de obras assistenciais. Filho de um mestre na construção de barcos, ele nasceu em Ribeira do Itapagipe (BA), em 11 de agosto de 1831.
Aos 32 anos, no exercício do sacerdócio e da dedicação à filantropia, ele foi transferido para Porto Alegre. A cidade de então pouco mais de 20 mil habitantes já apresentava demandas relacionadas a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.
Joaquim dirigiu a instituição até o dia de sua morte, em 13 de maio de 1907. A trajetória da instituição foi marcada por vários momentos de dificuldade, cuja superação consolidou o prestígio da Sociedade Humanitária Padre Cacique, organizada para acolher e manter pessoas idosas carentes de ambos os sexos, sem distinção de raça, cor ou credo. Hoje são aproximadamente 130 idosos acolhidos no local.
(Marcello Campos)
No Ar: Pampa Na Madrugada