Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 22 de novembro de 2021
A Nasa lança nesta terça-feira (23) a sonda espacial DART (Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo, na tradução do inglês), que vai identificar e tentar mudar a rota de meteoros com potencial de causar grandes danos à Terra – inclusive com eventuais riscos de extinção da humanidade.
A sonda DART será levada ao espaço por um foguete da Space X e vai navegar por 10 meses em um sistema binário de asteroides. “Este primeiro teste é para demonstrar que a tecnologia é madura o suficiente para enfrentar uma ameaça real de impacto”, afirmou Lindley Johnson, oficial de defesa planetária da Nasa, em entrevista coletiva.
Segundo especialistas, a missão pode ser uma das mais importantes já realizadas pela Nasa. A defesa planetária é um tema cada vez mais urgente. Na última década, a média de custo anual para a proteção do planeta foi de US$ 200 milhões (mais de R$ 1,1 bilhão). Isso porque as dificuldades de acompanhar os objetos são grandes: telescópios têm alcance limitado, rochas que se aproximam do sol não conseguem ser vistas, e a maioria realiza o percurso em velocidades muito rápidas.
O objetivo da missão é que o tempo de reação a esses asteróides seja muito mais rápido do que é hoje – idealmente, a Nasa tomaria conhecimento do problema com décadas de antecedência.
O DART vai funcionar transferindo energia para as rochas em alta velocidade, para alterar a sua rota, de maneira a desviar da Terra. Para que a missão dê certo, foram usadas tecnologias de alta resolução. Uma segmentação em laser vai atingir o ponto de impacto, enquanto uma câmera vai encaminhar imagens à Terra.
Com os dados preliminares da sonda espacial, a Nasa planeja mais testes para alterar a rota de potenciais riscos. Outra tecnologia, um “trator gravitacional”, também está sendo estudado. Neste caso, o aparelho se acoplaria ao asteroide para alterar sua massa e obrigá-lo a mudar de rota.
No Ar: Pampa News