Sábado, 23 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 10 de maio de 2022
A astronauta italiana da Agência Espacial Europeia (ESA), Samantha Cristoforetti, tem conquistado milhares de seguidores no seu perfil no TikTok por compartilhar vídeos divertidos que mostram as curiosidades da rotina no espaço.
A conta da italiana, de 45 anos, foi criada apenas no mês passado, mas já tem 160 mil seguidores e vídeos com 1 milhão de visualizações. A última postagem chamou bastante atenção por ter sido publicada dias depois que ela chegou à Estação Espacial Internacional em uma cápsula da SpaceX.
O foguete foi lançado no último dia 27 de um centro de lançamentos da Nasa, na Flórida. Além de Samantha, os americanos Kjell Lindgren, Bob Hines e Jessica Watkins participam da missão Crew-4, que durará seis meses e pretende realizar experimentos científicos.
O vídeo gravado na Estação já alcançou mais de 600 mil visualizações em cinco dias. A astronauta aparece sorridente e, antes de mostrar o novo lar, diz que levará os espectadores à “fronteira final”, enfatizando como é emocionante decolar da Terra em direção ao espaço.
Nas imagens também aparecem seus bichos de pelúcia Zippy e Etta flutuando na microgravidade, e a janela da cápsula que dá para ver a Terra.
Crew-4
Esta não é a primeira vez que a italiana vai ao espaço. Em 23 de novembro de 2014, Samantha foi lançada do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Ela retornou à Terra em 11 de junho de 2015 depois de 200 dias e se tornou, na época, a mulher que mais passou tempo no espaço. A missão, que recebeu o nome de Futura, foi a segunda oportunidade de voo de longa duração para a Agência Espacial Italiana.
A missão atual, chamada de Crew-4, deve realizar pesquisas em andamento sobre o cultivo de plantas sem solo no espaço. Outro experimento será desenvolver uma retina humana artificial, aproveitando o ambiente de microgravidade da ISS para ajudar a formar filmes finos de proteína, camada após camada.
Brasileiro no espaço
A próxima viagem da Blue Origin, empresa de exploração espacial do bilionário Jeff Bezos, terá a presença de um brasileiro. Victor Correa Hespanha, um engenheiro de produção de 28 anos, foi um dos sorteados para participar da quinta missão da Blue Origin a levar seres humanos ao espaço. A viagem ainda não tem data para acontecer.
Natural de Belo Horizonte, Victor será apenas o segundo brasileiro da história a fazer uma viagem espacial. O primeiro foi o astronauta e ex-ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes, que viajou até a estação espacial internacional em 2006.
O brasileiro ganhou a “passagem” após participar de um sorteio da empresa Crypto Space Agency (CSA). No início do último mês de abril, a CSA colocou à venda mais de 5 mil NFTs (formato que garante o registro de autenticidade de bens digitais). Os investidores que comprassem os ativos concorriam à viagem a bordo da New Shepard, nave da Blue Origin para as missões espaciais.
No Ar: Pampa Na Tarde