Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 15 de janeiro de 2025
Durante o período de férias escolares, alguns pais enfrentam o desafio de encontrar atividades que ocupem de forma produtiva e divertida o tempo livre das crianças. Com a interrupção da rotina de aulas, é essencial que o tempo livre seja aproveitado de maneira construtiva e divertida.
Pensando nessa necessidade, que iniciativas como o Kilombinho de Verão e a Colônia de Férias de Heróis surgem como opções para o desenvolvimento cultural, artístico e social dos pequenos.
Kilombinho de Verão
A terceira edição do projeto político-pedagógico Kilombinho de Verão, promovido pela Associação Mães Pretas, com apoio da Secretaria de Cultura da Capital, ocorre até sexta-feira (17) no Arquivo Histórico Moysés Vellinho, localizado na Avenida Bento Gonçalves, bairro Partenon, em Porto Alegre.
Segundo Jéssica Val, da equipe administrativa das atividades, a iniciativa surgiu através de conversas com as crianças e a percepção de que havia uma necessidade de maior inclusão na cultura negra no ensino formal básico.
“Nós, que somos mães, temos grupos de Whatsapp, e promovemos eventos e encontros para conversar. A partir das reuniões e conversas, começamos a identificar pontos em comum em relação a nossa busca por uma educação saudável e qualificada para os nossos filhos”, afirma Jéssica. “Para nós, um dos principais desafios era justamente perceber a dificuldade delas na escola pelo fato de serem negras”, explicou.
Nesta edição de 2025, ao menos 50 crianças, da faixa etária de 5 a 14 anos, estão inscritas na programação. Além de aprender sobre natureza, o projeto também inclui atividades relacionadas à música, dança e brincadeiras interativas.
Colônia de Férias de Heróis
Com a idealização da escritora Nilza Telles, em parceria com estudantes de psicologia e o Quilombo Areal da Baronesa, a primeira edição da “Colônia de Férias dos Heróis” iniciou nesta semana e tem o objetivo de exercitar as capacidades motoras das crianças em uma programação diversa.
Para Alexandre Ribeiro, presidente do Quilombo, o projeto também tem o papel de trazer uma alternativa divertida para o recesso infantil: “Não é simplesmente uma colônia de férias, é mais como um reforço escolar. É muito importante, porque também tira as crianças da frente das televisões e celulares”, comentou.
Entre as atividades oferecidas, a programação do projeto inclui contação de histórias, aulas de dança, yoga, gestão financeira, costura e oficina de artes a partir das 14h. As inscrições são abertas ao público, e podem ser feitas através do celular: (51) 9953-84405
No Ar: Pampa Na Tarde