Sábado, 21 de Dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 7 de maio de 2024
Por conta da enchente histórica que atinge a Capital, as aulas nas escolas da rede municipal de educação permanecerão suspensas até esta sexta-feira (10).
As escolas municipais de ensino fundamental Aramy Silva, Elyseu Paglioli, Jean Piaget, Grande Oriente do Rio Grande do Sul e Porto Novo atuam como alojamento provisório de moradores de áreas atingidas – mais de 500 pessoas estão nestes pontos. Nas demais unidades escolares, não atingidas pelas cheias, há acolhimento aos alunos, familiares e comunidade.
“Assim como grande parte da cidade, muitas das nossas escolas e dos nossos servidores também foram durante atingidos. Estamos analisando diariamente o cenário, junto das direções escolares, para que possamos definir como faremos de forma segura o retorno das aulas, quando for possível”, destaca o secretário de Educação, José Paulo da Rosa. Ainda durante a semana devem ser divulgadas novas definições referentes às aulas para a próxima semana.
Nas escolas municipais, além do acolhimento e alimentação, está sendo disponibilizado aos atingidos apoio de uma equipe de mais de 50 psicológicos e assistentes sociais, da Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência (ABESS), parceirizada da prefeitura, responsável pelo programa Incluir + POA.
Os alimentos disponíveis nos estoques das escolas foram disponibilizados para atendimentos das unidades que atuam como abrigo e os excedentes doados para produção de refeições ao desabrigados.
Ônibus
O transporte coletivo de Porto Alegre terá tabela especial até esta sexta. A partir da movimentação da cidade nos últimos dias, do cancelamento das aulas e de outras atividades devido à restrição de circulação imposta pela enchente, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforçaram as linhas com mais demanda de passageiros.
Em razão dos bloqueios por acúmulo de água, sobretudo nas regiões do Centro Histórico, 4º Distrito, Cidade Baixa e Menino Deus, estão desativadas 28 linhas, que têm mais de 50% do seu itinerário comprometido. Os passageiros podem consultar, pelos aplicativo Cittamobi e Moovit, os horários das linhas.
A circulação de outros veículos está liberada nas faixas exclusivas para ônibus. Poderão circular veículos envolvidos em ações de resgate e logística no atendimento às enchentes, para garantir agilidade nos deslocamentos.
Atendimento aos desabrigados
SMMU e EPTC montaram uma sala de crise, de onde é gerenciado o atendimento emergencial do transporte aos atingidos pelas enchentes. Esse espaço atende de forma gratuita as demandas emergenciais solicitadas pela Defesa Civil, Brigada Militar e Exército, em relação ao deslocamento de pessoas que precisem de transporte para os abrigos.
Nessa terça, até às 17h, cerca de 40 ônibus fizeram esta operação, sendo 27 com resgate de desabrigados na Arena do Grêmio. Cerca de 1.500 pessoas foram transportadas.
Veja a relação das linhas que não irão funcionar:
* 605 – Jardim São Pedro
* 613- Elizabeth
* 615 – Sarandi
* 701 – Vila Farrapos-Voluntários
* 703 – Vila Farrapos
* 704 – Humaitá
* 718 – Ilha da Pintada
* 721 – Nova Gleba-Santa Rosa
* 727- Agostinho
* 731 – Parque dos Maias
* 756 – Passo das Pedras
* 761 – Leopoldina
* 762 – Rubem Berta
* 6102 – Minuano-Lindoia-Sarandi
* 7041 – Humaita-AJ Renner-Dona Teodora
* 7042 – Humaita-Ernesto Neugbauer
* 7052 – Aeroporto-Ceasa
* 7053 – Aeroporto-Ceasa-Fecomércio
* 7151 – Sarandi-Sertório
* B02 – Leopoldina-Aeroporto-Indústrias
* B09 – Aeroporto-Indústrias-Iguatemi
* B25 – Arroio Feijó-Humaitá
* M21 – Corujão Baltazar-Assis Brasil
* R62 – Rápida Rubem Berta
* C1 – Circular Centro
* C2 – Circular Praça XV
* C3 – Circular Urca
* C5 – Circular 4 Distrito-Moinhos de Vento.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
No Ar: Show de Notícias