Sábado, 22 de Fevereiro de 2025

Home em foco Autoridades dos Estados Unidos e da Rússia se reúnem para discutir a guerra na Ucrânia

Compartilhe esta notícia:

Autoridades dos Estados Unidos e da Rússia se reuniram nesta terça-feira (18), na Arábia Saudita, para discutir a guerra na Ucrânia. As tratativas ocorreram sem a presença de um representante ucraniano.

Durante o encontro, EUA e Rússia concordaram em formar equipes para negociar o fim do conflito, segundo o Departamento de Estado norte-americano. O assessor de Política Externa da presidência russa, Yuri Ushakov, afirmou que a reunião correu bem e que “foi uma conversa séria sobre todas as questões”.

O encontro marcou a primeira discussão oficial entre os dois países sobre um acordo para o fim do conflito e ocorreu menos de uma semana após os presidentes dos EUA e da Rússia, Donald Trump e Vladimir Putin, respectivamente, conversarem por telefone e concordarem em iniciar “imediatamente” as negociações pelo fim do conflito.

A reunião, que durou quatro horas e meia, é um marco na reversão da política de isolamento da Rússia aplicada pelo governo dos EUA desde a invasão russa em território ucraniano, em 24 de fevereiro de 2022.

Do lado norte-americano, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, liderou a delegação. Também representaram Trump nas conversas o enviado especial para assuntos no Oriente Médio, Steve Witkoff, e o assessor de segurança nacional, Mike Waltz.

Do lado russo, o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o assessor de política externa da presidência russa, Yuri Ushakov, representaram o presidente Putin.

A reunião também teve como objetivo tratar sobre a restauração das relações bilaterais entre EUA e Rússia e a preparação de um encontro entre Trump e Putin, segundo o Kremlin. Ushakov disse também que detalhes sobre o encontro entre os presidentes foram discutidos.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que não aceitará nenhuma proposta de paz vinda dessa negociação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Governo autoriza o funcionamento de mais 18 sites de apostas no Brasil
Um terço dos funcionários contratados como temporários no comércio de Porto Alegre, no fim de 2024, foram efetivados
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde