Domingo, 19 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 17 de janeiro de 2025
No auge da temporada de verão, é fundamental que os banhistas adotem precauções nas praias. Uma das formas de evitar qualquer transtorno é prestar atenção na sinalização das bandeiras dos guarda-vidas, que indicam as condições da água do mar. Essas bandeiras ajudam os frequentadores a entender o nível de agitação do mar e tomar decisões mais seguras.
A bandeira mais comum a ser vista é a verde, que significa que o mar está bom, ou seja, você pode tomar banho em condições moderadas, pois não há buracos e poucas formações de ondas, com correntes fracas.
O coronel do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, Vinicius Lang, explica o significado das cores das bandeiras. “A primeira coisa, quando o banhista chega na praia, é procurar uma guarita ativa, com serviço ativo do Corpo de Bombeiros, ou seja, tem que ter guarda-vidas nelas com a bandeira hasteada, indicando ali as condições do mar. Nosso padrão de bandeira é similar ao nosso semáforo. Então, a bandeira vermelha indicando um mar mais agitado, com ondas mais fortes, corrente de retorno característica; a bandeira amarela que ainda exige atenção e a bandeira verde é o mar mais tranquilo “, orienta.
O coronel Lang alerta sobre a importância do cuidado em razão da movimentação das águas. “A corrente de retorno é, nada mais, nada menos que o repuxo. No nosso mar, como é um mar bastante aberto, sem a formação rochosa, muitas vezes, ele é mais difícil de ser visualizado pela população leiga. Mas, as correntes, assim como a onda, vem e tem que retornar ao seu leito. Então, acaba formando essa corrente de retorno “, esclarece.
Além das bandeiras padrão, uma outra cor que tem sido muito vista no litoral gaúcho neste verão é a bandeira roxa, que a sinaliza infestação por águas vivas. Já a bandeira azul, outra menos comum de ser vista, é utilizada quando os guarda-vidas encontram alguém que está perdido na praia.
No Ar: Pampa News