Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

Home Política Bolsonaro planeja despedida de equipe e viagem aos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

O presidente Jair Bolsonaro (PL) planeja fazer nesta quarta-feira (28) um encontro de despedida com auxiliares e aliados. E logo depois viaja para os Estados Unidos, onde deve passar o Ano Novo, segundo informaram seus assessores palacianos.

O presidente ainda não definiu se a reunião de despedida será no Palácio do Planalto ou no Palácio do Alvorada, mas deve contar com as presenças do ex-ministro Walter Braga Neto (Defesa) e do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. O próprio presidente tem convidado alguns integrantes de sua equipe para a despedida.

De acordo com aliados do presidente, a expectativa é de que Bolsonaro siga para o Estado da Flórida, nos Estados Unidos, até a próxima quinta-feira (29). O local onde Bolsonaro ficará tem sido tratado com reservas e não está confirmado se ela irá se hospedar no resort em Palm Beach, de propriedade do ex-presidente americano Donald Trump.

A outra possibilidade é a casa de uma família de amigos em Orlando. Um dos filhos do presidente já estaria em Orlando. O presidente viajará em aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira), já que ainda será o chefe do Poder Executivo. O retorno, no entanto, só poderia ser feito em uma aeronave oficial com autorização do futuro governo.

Pronunciamento ao eleitores

Nos últimos dias, antes da viagem ao exterior, dirigentes do partido têm defendido que o presidente faça um pronunciamento aos seus eleitores, agradecendo pela votação obtida no segundo turno.

Bolsonaro não irá a posse

Com as sinalizações feitas por Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão de que não participarão da cerimônia de transmissão da faixa presidencial, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia alternativas para a solenidade oficial.

Segundo relatos feitos por dirigentes petistas, a equipe do governo de transição considera que o símbolo da Presidência da República pode ser entregue de três formas diferentes.

A primeira delas seria seguindo a hierarquia da Presidência da República, ou seja, que a faixa presidencial seja repassada ao presidente eleito por Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, ou Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal.

A segunda opção seria que um representante do cerimonial da Presidência da República transportasse o símbolo presidencial e o entregasse a Lula, que o vestiria na sede do Poder Executivo.

A última alternativa seria que a faixa presidencial fosse transportada por um grupo de pessoas que simbolize as diversidades de raça e de gênero da população brasileira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Polícia recupera dois veículos roubados em Santa Maria, na Região Central do RS
Polícia investiga casos de molhos de tomate contaminados em Viamão, na Região Metropolitana
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias