Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 14 de janeiro de 2025
Uma francesa está internada com depressão grave após cair em um golpe e perder o equivalente a mais de R$ 5 milhões. Os golpistas usaram contas falsas de redes sociais e WhatsApp, assim como tecnologia de criação de imagens por IA para enviar a Anne, uma decoradora de interiores na casa dos 50 anos com problemas de saúde mental, o que pareciam ser selfies e outras mensagens de Pitt.
O caso foi revelado em um programa da TV francesa. A repercussão foi tanta que ela está enfrentando uma onda de assédio e ridicularização online, a ponto de a emissora de TV ter retirado a entrevista do ar.
Segundo a vítima, o primeiro contato que teve com o golpista foi em setembro de 2023. Ela disse ao canal francês TF1 que tudo começou quando recebeu uma mensagem no Facebook se passando por “Jane Etta Pitt” – a mãe de Brad Pitt – afirmando que ela era o perfil de nora que procurava para o filho. “É de uma mulher como você que meu filho precisa”, dizia.
Logo em seguida, a vítima também foi chamada por um perfil, que seria de Brad Pitt, afirmando “Olá, Anne. Minha mãe me falou muito sobre você. Gostaria de saber mais.”
Com o passar do tempo, a relação foi se intensificando, e a francesa recebia cartas, poemas de amor e fotos manipuladas. O golpista, que se passava por Brad Pitt, usou a desculpa que precisava de dinheiro para pagar o tratamento contra o câncer, já que Angelina Jolie tinha congelado seus fundos.
Um post que viralizou da rede X mostra as imagens falsas que eram enviadas à vítima.
A mulher acreditou na história e fez vários depósitos altos para o golpista. Segundo o jornal “Sud Quest”, a francesa era casada com um empresário milionário, 19 anos mais velho, e o casal vivia uma fase difícil, o que tornou a vítima ainda mais fácil de se enganar. O falso romance também fez com que o casamento chegasse ao fim.
A farsa acabou quando o verdadeiro Brad Pitt anunciou que estava em um novo relacionamento, com Ines de Ramon e, só assim, a mulher desconfiou que tinha sido vítima de um golpe. A polícia foi acionada e investiga o caso, mas ninguém foi preso ainda.
O resultado, após o programa transmitido no último domingo, é que a vítima sofreu “uma onda de assédio” online, escreveu o apresentador da TF1 Harry Roselmack em sua conta no X nesta terça-feira. “Para proteger as vítimas, decidimos retirar [o vídeo] de nossas plataformas”, disse Roselmack, em sua conta no X. (Estadão Conteúdo)
No Ar: Pampa Na Madrugada