Domingo, 24 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 30 de março de 2022
Mais oito seleções garantiram vaga na Copa do Mundo na rodada de terça-feira das Eliminatórias. Com isso, 27 das 32 equipes que vão disputar o Mundial do Catar já estão definidas. Diferentemente das outras edições, o torneio acontece no fim do ano, entre 21 de novembro e 18 de dezembro. O sorteio dos grupos acontece nesta sexta-feira (1º), às 13h (horário de Brasília), e pode trazer surpresas já na primeira fase, com a possibilidade de um Brasil x Alemanha.
Portugal, de Cristiano Ronaldo, e a Polônia, de Robert Lewandowski, carimbaram o passaporte na terça. O time do craque português derrotou a zebra Macedônia do Norte, que havia eliminado a Itália, por 2 a 0, e confirmou a vaga. Os poloneses mediram forças com a seleção sueca, e venceram pelo mesmo placar.
Com os resultados, Portugal e Polônia se juntam a Bélgica, França, Inglaterra, Espanha, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suíça, Croácia e Sérvia entre os classificados nas Eliminatórias Europeias. Escócia e Ucrânia decidem em junho quem enfrentará País de Gales na briga pela última vaga do Velho Continente. O jogo foi adiado por causa da guerra da Rússia contra a Ucrânia.
Na disputa sul-americana, Brasil, Argentina, Uruguai e Equador entraram em campo já classificados. O destaque ficou por conta do Peru, que venceu o Paraguai por 2 a 0, superou a concorrência da Colômbia e vai disputar a repescagem contra um adversário da Ásia. Os argentinos estão bastante animados com a possibilidade de Messi desencantar no Catar e festejar seu primeiro Mundial. No Brasil, em 2014, a Argentina perdeu para a Alemanha por 1 a 0 na final do Maracanã.
As cinco seleções que vão disputar o Mundial pela África já estão todas sacramentadas. A briga mais acirrada foi protagonizada por Senegal e Egito, dos craques Mané e Salah – ambos do Liverpool. A seleção senegalesa levou a melhor nos pênaltis, se juntando a Tunísia, Marrocos, Gana e Camarões. Mané cobrou om último pênalti da classificação.
A Ásia conta com uma vaga dedicada ao Catar, por ser o país-sede do torneio. As outras estão com Irã, Japão, Arábia Saudita e Coreia do Sul. A Austrália, que compete na federação asiática, ainda briga com os Emirados Árabes para ver quem disputa a repescagem contra o Peru. Qualquer uma que seja, o Peru é mais time.
A disputa na América Central e Caribe conhecerá seus classificados nesta quarta-feira, dia 30. Apenas o Canadá, com uma campanha surpreendente, já está no Mundial. Estados Unidos, México e Costa Rica brigam por mais duas vagas diretas. Quem ficar fora, ainda disputa a repescagem contra a Nova Zelândia, que venceu Ilhas Salomão por 5 a 0, nesta quarta-feira, e se garantiu como o representante da Oceania na disputa.
Sorteio e potes
As regras para a definição dos potes no sorteio dos grupos da Copa do Mundo foram anunciadas pela Fifa no dia 22 de março. As sete seleções classificadas mais bem colocadas no ranking da Fifa, além do Catar, estarão no pote 1. No segundo pote vão estar os próximos oito classificados com a melhor posição no ranking. O pote 3 segue a mesma regra.
No pote 4, além das cinco seleções de melhor ranqueamento, foram colocado três países que se classificaram através da repescagem – um duelo europeu e outro intercontinental. Senegal e Tunísia, já classificados, dependem de resultados para descobrir em quais potes vão estar. A disposição dos grupos pode acarretar em confrontos de campeões mundiais já na primeira fase. A Alemanha, no pote 2, pode ficar no caminho de Brasil, França, Argentina, Inglaterra e Espanha. São oito grupos ao todo. A Alemanha, campeã do mundo em 2014, no Brasil, perdeu fôlego na temporada e não conseguiu subir na lista da Fifa.
Confira como estão os potes da Copa do Catar
Pote 1: Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal.
Pote 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suíça, Uruguai e Croácia.
Pote 3: Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul e Marrocos.
Pote 4: Equador, Arábia Saudita, Gana e Camarões
No Ar: Show de Notícias