Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 30 de dezembro de 2024
Não é de hoje que se usa branco no Reveillón. Uma tradição que remonta à década de 1970, marcadas principalmente pela influência das religiões de matriz africana em Copacabana, no Rio de Janeiro e em Salvador, na Bahia, pelas homenagens à Iemanjá, rainha do mar e mãe dos orixás. Ao longo dos anos, o branco também ganhou outros significados relacionados à paz e renovação no novo ano que se inicia.
Assim, veio também o costume de se usar underwear na cor branca, até para não marcar ou sobressair às roupas claras. Isso, porém, vem mudando com as constantes tendências de moda, que vez mais abrem o leque para looks de outras cores a serem usadas no fim de ano – o que vale para a calcinha e cueca – nos últimos tempos, muito mais ligados ao significado das cores, estudadas por ciências como a Colorimetria ou Cromoterapia, do que propriamente à uma inclinação fashion.
Se o branco é paz e renovação, o amarelo e dourado é associado à prosperidade e ao dinheiro; o azul à calma e harmonia; o verde à esperança de dias melhores e por aí vai. A seguir, os significados das cores para associar ao seu objetivo em 2025 e fazer a escolha certa da calcinha ou cueca que passará o Ano Novo (ou não, se optar por passar sem nada, o que também pode representar um desejo de libertação). Às cores:
Branco – mais tradicional, o branco traz paz, pureza e luz para o Ano Novo, já que a cor é a mistura de todas as outras cores.
Amarelo – é a cor de calcinha ou cueca que mais ganha adeptos nos últimos anos justamente por ser relacionada à prosperidade financeira e ao dinheiro o ano todo.
Verde – a cor verde é associada à esperança e serenidade para quem quer um 2025 mais equilibrado.
Azul – o azul é ligado à calma e harmonia, mas também tem a ver com a expansão da consciência por meio da fé e da intuição.
Rosa – a cor rosa é ligada ao amor e aos relacionamentos. Tanto para quem busca um amor como para quem quer harmonizar as energias e a comunicação com seu par.
Vermelho – é a cor da paixão, sedução e sensualidade. Usar calcinha ou cueca vermelha é para quem deseja mais energia e movimento, principalmente em sua vida sexual.
Laranja – também é relacionada à prosperidade, além de boas oportunidades e coragem para arriscar.
Roxo ou violeta – cores ligadas à transformação, pode ser usada para atrair mudanças em sua vida.
Marrom e tons terrosos – traz segurança e confiança, uma vez que é a cor ligada à terra
Bege – calcinha das mais controversas (por ser associada às “calcinhas da vovó”) trazem harmonia e estabilidade emocional.
Preta – símbolo de poder e sofisticação, a calcinha ou cueca preta traz uma dose de mistério para o ano novo.
No Ar: Pampa Na Madrugada