Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 5 de setembro de 2023
A cantora canadense Céline Dion, que vive com o diagnóstico de síndrome da pessoa rígida, está “rezando por um milagre” de acordo com sua irmã, Claudette Dion, em entrevista à revista Hello! Canada.
Claudette atualizou o público sobre o estado de saúde da irmã, que recebeu o diagnóstico em dezembro de 2022 e precisou cancelar sua turnê.
“É uma doença sobre a qual sabemos tão pouco. Existem espasmos – são impossíveis de controlar. Você sabe quem costuma pular durante a noite por causa de uma cãibra na perna ou na panturrilha? É um pouco assim, mas em todos os músculos”, explica Claudette.
Ela ainda ressalta que não perdeu a esperança em relação a um tratamento para Céline: “Estamos cruzando os dedos para que os pesquisadores encontrem um remédio para esta doença terrível”.
Sobre a doença, a revista científica Collection Health afirma: “A síndrome de stiff-person ou síndrome da pessoa-rígida (SPR) é uma rara afecção neurológica caracterizada por uma intensa rigidez axial e proximal de membros, com espasmos inesperados, devido a uma atividade contínua das unidades motoras que são progressivos e podem ser fatais”.
De acordo com Instituto Nacional de Saúde, agência governamental do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, os sintomas da doença são características como posturas majoritariamente encurvadas e enrijecidas.
A síndrome de stiff-person atinge 200% mais mulheres do que homens e geralmente está associada a outras doenças autoimunes, como diabetes, vitiligo, anemia e tireoidite.
Pessoas com essa síndrome podem perder a capacidade de andar e de falar. No entanto, existem tratamentos que podem frear a velocidade de evolução da SPR.
Dion revelou pela primeira vez que foi diagnosticada com síndrome da pessoa rígida em dezembro, em um vídeo do Instagram.
“Infelizmente, esses espasmos afetam todos os aspectos da minha vida às vezes causando dificuldades quando ando, e não me permitindo usar as cordas vocais para cantar como estou acostumada”, disse ela, na ocasião.
A cantora, que tem três filhos, René-Charles, de 22 anos de idade, e os gêmeos Nelson e Eddy, de 11 anos, com René Angélil, observou que tem “uma grande equipe de médicos trabalhando ao meu lado para ajudar a melhorar”.
No Ar: Show de Notícias