Sábado, 23 de Novembro de 2024

Home Saúde Cientistas se preocupam com nova variante do coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Uma nova variante do coronavírus, identificada na Índia, chamou a atenção dos cientistas. Segundo a Associated Press, a variante – chamada BA.2.75 – pode se espalhar rapidamente e contornar a imunidade de vacinas e infecções anteriores, fato que causa preocupação. Não está claro se pode causar doenças mais graves do que outras variantes da ômicron, incluindo a proeminente BA.5.

A última mutação foi vista em vários Estados distantes da Índia e parece estar se espalhando mais rápido do que outras variantes lá, disse Lipi Thukral, cientista do Conselho de Pesquisa Científica e Industrial do Instituto de Genômica e Biologia Integrativa em Nova Délhi.

Também foi detectada em cerca de dez outros países, incluindo Austrália, Alemanha, Reino Unido e Canadá. Dois casos foram identificados recentemente na costa oeste dos Estados Unidos, e um terceiro caso nos EUA na semana passada foi identificado.

Até o momento, não há relato de sintomas específicos para essa variante, como ocorreu em outros casos. O que se sabe, de acordo com relato dos especialistas, é que a maior parte das pessoas infectadas fica assintomática ou tem sintomas leves, muito em decorrência da vacinação. Coriza, febre e cansaço são os principais sintomas. A perda de olfato e paladar, muito comum no começo da pandemia, não é mais tão predominante com esta variante.

A população mais vulnerável continua sendo a idosa, em especial acima dos 60 anos, e que tenham alguma doença pré-existente. Ainda segundo as autoridades de saúde da Índia, onde a maior parte dos casos foi relatada, a forma grave da covid é muito menor do que antes, e os sintomas leves duram de dois a três dias para sumirem.

Enquanto isso, os bloqueios para tentar conter a doença prosseguem na China. Xangai descobriu um caso envolvendo uma a subvariante Ômicron BA.5.2.1, segundo um funcionário, sinalizando as complicações que a China enfrenta para acompanhar novas mutações à medida que segue sua política de “zero-covid”

Já o centro asiático de jogos de azar de Macau fechará todos os seus cassinos por uma semana e restringirá amplamente as pessoas às suas casas, enquanto tenta impedir um surto que infectou mais de 1.400 pessoas nas últimas três semanas, segundo a AP. Todos os negócios foram ordenados a fechar, exceto supermercados e outros que prestam serviços essenciais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Vitamina D: entenda os riscos de consumir em excesso
Agência Nacional de Saúde Suplementar acaba com limite de cobertura para fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde