Domingo, 05 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 14 de fevereiro de 2022
O colágeno é a proteína responsável, principalmente, pela elasticidade e rigidez da pele. Está presente em cerca de 25% do corpo humano e suas funções vão além dos benefícios à pele: envolvem a saúde óssea, muscular e das articulações.
“Ele faz a sustentação, melhorando a qualidade da pele, além da hidratação. Ele previne e consegue manter a pele livre de flacidez e de rugas, enquanto a gente está conseguindo produzi-lo”, explicou a dermatologista Paula Dazzi.
A exposição desprotegida aos raios solares prejudica a produção do colágeno. O sol é capaz de gerar uma inflamação que causa a degradação destas fibras e a diminuição da sua produção. Abrindo espaço para o aparecimento de rugas e linhas de expressão no rosto.
“O sol tem o poder de destruir as fibras de colágeno, ele gera um estresse oxidativo, gera danos no nosso DNA celular, e acaba tendo uma destruição dessas fibras que dão a sustentação pra nossa pele”, esclareceu Paula.
Apesar de ser produzido pelo corpo, atualmente, encontramos com frequência no mercado o colágeno verisol, na forma de suplemento. O alerta é para que esses produtos sejam usados com prescrição médica, pois não é recomendado para todos os pacientes.
Para evitar o envelhecimento precoce da pele, além da proteção, é preciso estar atento à limpeza, à hidratação e a um estilo de vida mais saudável. Uma boa conversa com o dermatologista pode esclarecer as melhores indicações para cada tipo de pele.
No Ar: Pampa News