Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025

Home Porto Alegre Começam as obras em novos trechos da estrutura de contenção no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre inicia na manhã desta segunda-feira (6) a reconstrução de nove dos 11 trechos do talude do Arroio Dilúvio que cederam entre julho de 2023 e maio do ano passado, devido a temporais. Os outros dois segmentos já foram recuperados. Taludes são as estruturas de contenção que evitam o desmoronamento das paredes laterais do canal, que cruza diversos bairros pela avenida Ipiranga.

As primeiras intervenções da nova série têm como ponto inicial a esquina da Ipiranga com a rua São Manoel (bairro Santa Cecília). Para a realização dos trabalhos é necessário o bloqueio de duas faixas da avenida nas imediações.

“O talude faz parte do canal de transporte de água”, explica o diretor-geral adjunto do Dmae, Darcy Nunes dos Santos. “É como se em uma rua tivéssemos a tubulação rompida, então é preciso realizar o conserto antes de melhorar o pavimento, que nesse caso é a ciclovia, interditada nos pontos de fragilidade.”

De acordo com a prefeitura, as obras de recuperação foram precedidas de um estudo desenvolvido ao longo de mais de um ano por técnicos do Departamento, em parceria com uma empresa privada. O objetivo é minimizar as chances de novos deslizamentos, por meio da construção de estruturas de contenção reforçadas e reaterro do talude, com materiais pré-selecionados.

A recuperação de cada trecho levará de quatro a seis meses para ser concluída. A expectativa é de término até o fim do ano, mediante investimentos que totalizam mais de R$ 8 milhões.

Trânsito

Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), duas faixas da avenida Ipiranga serão bloqueadas no sentido Centro-Bairro, entre as ruas Bernardo Pires e São Manoel, para a reconstrução do primeiro trecho do talude.

A orientação é de que os motoristas antecipem os seus deslocamentos e utilizem vias alternativas – as avenidas Bento Gonçalves e Protásio Alves, por exemplo. Confira, a seguir, os trechos do talude que passarão por obras.

– Diante da concessionária automotiva da esquina da rua São Manoel.
– Em frente à empresa de energia elétrica nas imediações da rua Vicente da Fontoura.
– Diante do laboratório de análises clínicas próximo à rua Santana.
– Em frente a um restaurante próximo à rua Lício Cavalheiro.
– Diante de uma revendedora de veículos perto da rua Vicente da Fontoura.
– Em frente ao antigo Ginásio da Brigada Militar (hoje empreendimento imobiliário), próximo à rua Silva Só.
– Diante do Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
– Próximo à parada de ônibus do campus da PUCRS (sentido Centro-Bairro).
– Ainda na área junto à PUCRS, próximo à rua Professor Cristiano Fischer (sentido Centro-Bairro).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Porto Alegre amplia cuidados com a hipertensão
Guias para pagamento do IPTU de Porto Alegre estão disponíveis no site da prefeitura, WhatsApp e aplicativo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias