Terça-feira, 26 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 28 de março de 2022
A morte do baterista da banda Foo Fighters, Taylor Hawkins, de 50 anos, surpreendeu fãs e admiradores. Ele foi encontrado sem vida em um quarto de hotel em Bogotá, na Colômbia, após reclamar de dores no peito e pedir socorro.
Médicos forenses ouvidos pelo jornal colombiano Semana revelaram que o músico teria morrido devido a uma overdose de drogas. De acordo com eles, o baterista teria um coração hipertrofiado, com quase o dobro do peso normal para um homem de sua idade. A causa da morte, no entanto, ainda não foi confirmada oficialmente.
O coração de Hawkins pesaria cerca de 600 gramas. O órgão não teria resistido a mistura de substâncias no sangue do músico. Segundo o jornal Semana, médicos suspeitam que o tamanho anormal do coração pode ter sido causado por doenças preexistentes ou pelo uso abusivo de drogas.
Na noite de sábado, um exame toxicológico apontou a presença de 10 substâncias no organismo do artista, entre elas maconha, antidepressivos tricíclicos, benzodiazepínicos e opioides, informou a Procuradoria-Geral da República da Colômbia.
Segundo o cardiologista Bruno Bandeira, coordenador da Cardiologia Hospital Caxias D’Or, diversas doenças hereditárias ou adquiridas podem causar aumento do tamanho ou espessura de um coração. Dentre as hereditárias, destaca o especialista, a miocardiopatia hipertrófica é a mais comum, sendo a principal causa de morte súbita em jovens. Neste caso o coração tem grande hipertrofia (“fica musculoso”).
“Das causas adquiridas que levam ao aumento do tamanho do coração citamos como mais comuns a hipertensão arterial (cardiopatia hipertensiva), doença das artérias coronárias (cardiopatia isquêmica), álcool (miocardiopatia alcoólica) ou uso de anabolizantes de forma indiscriminada, bem como drogas ilícitas (miocardiopatia tóxica dilatada). Para diagnóstico é importante saber dos antecedentes médicos do paciente, bem como dados mais específicos da necrópsia”, afirma o médico.
O crescimento do coração provoca um desarranjo estrutural da musculatura e o órgão perde a capacidade de contração, resultando na insuficiência cardíaca. Para médicos especialistas consultados, Hawkins provavelmente morreu após uma arritmia cardíaca provocada pelo consumo de drogas que afetou um coração que já estava doente.
“A exposição aguda a uma grande quantidade de drogas pode levar a uma sobrecarga cardíaca, provocando isquemia miocárdica ou infarto agudo do miocárdio e a uma arritmia, causando a morte de forma imediata”, alerta o cardiologista Daniel Setta, diretor científico do departamento de Doença Cornária da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro (Socerj).
A dor no peito é um dos principais sintomas de uma arritmia cardíaca. O problema pode causar infartos e paradas cardíacas. Quem já tem algum problema no coração tem maior predisposição de sofrer de arritmia.
“Infelizmente a morte súbita pode ser o primeiro sintoma de uma miocardiopatia”, diz Bandeira.
Mistério
O que se sabe sobre a morte de Taylor:
— Hawkins foi encontrado morto em um hotel de Bogotá, na Colômbia, na sexta-feira (25).
— A causa da morte ainda não foi esclarecida.
— O exame toxicológico feito no baterista indicou a presença 10 tipos de substâncias, entre elas THC (maconha), antidepressivos tricíclicos, benzodiazepínicos e opioides.
— A Secretaria Distrital de Saúde de Bogotá informou que o artista se queixou de dores no peito antes de morrer.
O que falta esclarecer:
— Uma revista colombiana informou que, ao falecer, o baterista do Foo Fighters estava com o coração pesando 600 gramas, o dobro do peso normal. A informação, entretanto, não foi confirmada e ainda não foi esclarecido se ela teve relação com a morte do cantor.
— Segundo a Clínica Mayo, nos Estados Unidos, um coração aumentado costuma ser sinal de outro problema no corpo. O distúrbio tem várias causas, como pressão alta, problema nas válvulas ou nos músculos cardíacos.
— O tamanho anormal do órgão também pode levar a outras complicações, como insuficiência cardíaca, coágulos, sopro no coração, parada cardíaca ou morte súbita. Uma das formas de evitar o problema, segundo a clínica, é evitar o uso de drogas ilícitas.
— A “Fiscalía General” colombiana não informou se as drogas encontradas no exame toxicológico tiveram relação com a morte de Hawkins.
No Ar: Pampa Na Madrugada