Sábado, 23 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 13 de dezembro de 2021
A Coreia do Sul anunciou recentemente que vai construir uma cidade flutuante no mar. O projeto de alta tecnologia deverá ser iniciado já no ano que vem e se chamará Oceanix City. O assentamento fará parte da cidade de Busan, que fica localizada a 320 quilômetros da capital Seul e deverá ser concluído no ano de 2025.
Engenheiros e arquitetos envolvidos na empreitada afirmam que o Oceanix será uma cidade à prova de inundações. O grupo assinou acordo com a cidade de Busan e a ONU Habitat, a agência de desenvolvimento urbano da Organização das Nações Unidas, para enfim dar início às obras.
As plataformas serão pré-fabricadas e deverão subir e descer ao sabor das marés. Também deverão resistir a tempestades. De acordo com a empreiteira, cada plataforma terá 4.000 metros quadrados e sete andares. O espaço, garantem, será suficiente para abrigar 300 pessoas.
Essas comunidades também estão sendo projetadas para comportar o futuro crescimento populacional. De acordo com o Bjarke Ingels Group (BIG), o escritório de arquitetura dinamarquês que lidera o projeto, as plataformas serão agrupadas em torno de um porto central, formando vilas com até 1.650 pessoas.
O projeto prevê que as aldeias flutuantes alcancem até 10.000 pessoas e reúnam todo tipo de serviço, incluindo residências, áreas de lazer, restaurantes, escritórios e fazendas urbanas.
De acordo com a própria Organização das Nações Unidas, o litoral sul da Coreia do Sul, onde se localiza Busan, é considerado altamente vulnerável às mudanças climáticas e ao aumento do nível do oceano.
Recentemente, o Greenpeace alertou que a praia de Haeundae, uma das mais famosas do país, pode desaparecer até o ano de 2030 graças à erosão costeira.
O empreendimento, garantem os envolvidos, é totalmente sustentável. Os residentes serão capazes de produzir sua própria comida e energia em sistemas de circuito com desperdício zero.
Os bairros vão contar com fazendas comunitárias hidropônicas e jardins de compostagem, enquanto fazendas para o cultivo de frutos do mar serão instaladas no seu entorno.
Voltar Todas de Viagem e Turismo
No Ar: Pampa News