Domingo, 05 de Janeiro de 2025

Home Curiosidades Cybertruck: conheça a polêmica picape da Tesla, de Elon Musk

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Uma Tesla Cybertruck explodiu na última quarta-feira (1º) em frente ao Trump International Hotel, em Las Vegas nos Estados Unidos. O FBI ainda investiga o incidente, mas há indícios que a explosão pode ter sido intencional e é tratada como ato terrorista. Uma pessoa morreu e sete ficaram feridas no suposto atentado.

O modelo da Tesla é um dos carros mais polêmicos da história. Dentre as principais curiosidades do carro, estão:

* O formato triangular e, muitas vezes, afiado da carroceria;

* O fato de ser revestido com aço inoxidável que, segundo a marca, praticamente blinda o carro contra armas de menor calibre;

* E o preço: acima de R$ 500 mil em conversão direta, mas pode custar mais de R$ 2 milhões com custos de importação e impostos.

A picape foi apresentada em 2019, mas foi somente no final de 2023 que as primeiras unidades chegaram aos compradores americanos. Demorou cerca de seis meses para que uma delas colocasse seus pneus em asfalto brasileiro. E foi a primeira unidade que o g1 testou.

A Cybertruck tem duas versões:

* All-Wheel Drive, que custa US$ 74.490 (R$ 460 mil);

* Cyberbeast, por US$ 94.490 (aproximadamente R$ 584 mil).

Anteriormente havia uma versão apenas com tração nas rodas traseiras, que custava pouco mais de US$ 60 mil e foi descontinuada. A atual versão de entrada, com tração nas quatro rodas, têm 608 cv de potência. Em comparação, isso se traduz em uma potência 8,5 vezes superior a de um Renault Kwid, por exemplo. O torque é de 102 kgfm, cerca de 10 vezes maior que o Kwid.

A versão de entrada acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos, com velocidade máxima de 180 km/h.

Já a configuração topo de linha, a Cyberbeast, tem potência e torque elevados para 857 cv (249 cv a mais) e 142 kgfm (adição de 40 kgfm). Seria, em termos práticos, como se adicionasse mais 4 Kwids, totalizando 12 compactos da Renault em potência e 14 em torque em relação às versões anteriores.

O tempo até 100 km/h cai 1,5 segundo. Ou seja, a picape atinge a marca em apenas 2,6 segundos. Também é mantida a tração integral nesta versão.

Contudo, como dito no início da reportagem, o que mais chama atenção no carro é o seu visual. Além do formato triangular, a carcaça de inox ofusca a visão de pedestres e motoristas ao redor — ideal para quem gosta de chamar atenção.

Polêmicas

A marca americana Tesla, que pertence ao empresário Elon Musk, produz uma gama de veículos 100% elétricos, como os Model S, 3, X e Y. Nada, porém, causou tanta controvérsia como a picape Cybertruck.

Uma das polêmicas envolvendo o carro vem da sua estrutura de aço inox. A fama de “inquebrável” surgiu quando o dono da Tesla garantiu que os vidros não quebrariam ao serem atingidos por uma bolada de beisebol, arremessada a 112 km/h. Ainda de acordo com a fabricante, o aço que reveste o carro é à prova de balas.

São essas características que cativam compradores. Mas também há críticas aos materiais escolhidos e às linhas do veículo, de formatos muito retilíneos.

Ainda não há testes conclusivos dos institutos oficiais de segurança, que atestam os riscos de uma batida com a picape, mas especialistas preveem que um automóvel com ângulos tão pronunciados pode representar um risco maior para pedestres e outros veículos que se envolverem em acidentes com uma Cybertruck.

Um carro que não apresenta zonas deformação programada pode representar ameaças também ao motorista e ocupantes. Essas peças são delineadas para absorver o impacto durante uma batida, passando o mínimo possível para quem está na cabine do veículo. O capô, ao deformar, se dobra em algumas partes evitando, assim, que seja lançado contra o para-brisa.

Por fim, vídeos nas redes sociais mostram como a tampa do porta-malas dianteiro, que tem fechamento elétrico e não possui sistema antiesmagamento, pode ferir um usuário que esquecer um dedo na fresta.

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