Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 28 de novembro de 2024
A água é o escape ideal para se refrescar em dias de calor intenso. Para além desse benefício, cientistas mostraram que beber água na quantidade correta pode ajudar na perda de peso e prevenir pedras nos rins, bem como enxaquecas, infecções do trato urinário e pressão arterial baixa.
A revisão, publicada na conceituada revista científica JAMA Network Open, encontrou diversas evidências a favor da ingestão de água para prevenir pedras nos rins e na promoção da perda de peso. No total, 18 ensaios clínicos randomizados foram analisados pela equipe de pesquisadores.
“Para uma intervenção tão onipresente e simples, as evidências não eram claras e os benefícios não estavam bem estabelecidos, então queríamos dar uma olhada mais de perto”, disse o autor sênior e correspondente Benjamin Breyer, professor emérito da Taube Family e presidente do Departamento de Urologia da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é beber diariamente 35 ml de água por cada quilo.
Benefícios
Dentre os benefícios indicados, é dito que beber cerca de seis copos de água por dia ajuda na perda de peso. Além disso, adultos com dores de cabeça recorrentes se sentiram melhor após três meses bebendo mais água.
Assim como beber seis copos adicionais de água por dia reduziu o número de infecções do trato urinário e aumentou o tempo entre elas em mulheres. Quatro copos de água a mais por dia melhorou a glicose em pessoas com diabetes.
E além disso, inserir a hidratação constante na rotina teve um efeito positivo em jovens adultos com pressão arterial baixa.
“Sabemos que a desidratação é prejudicial, principalmente em alguém com histórico de cálculos renais ou infecções urinárias. Por outro lado, alguém que sofre de micção frequente às vezes pode se beneficiar bebendo menos. Não existe uma abordagem única para o consumo de água”, aponta Breyer, que é membro do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da UCSF.
Outros benefícios conhecidos
Além dos benefícios destacados pelo estudo, existem outras ganhos relacionados ao consumo de água: Regular a temperatura corporal; Desintoxicar o corpo; Absorver nutrientes provenientes de outros alimentos; Hidratar a pele e evitar o surgimento de acne; Combater a retenção de líquido; Prevenir o aparecimento de pedras nos rins e outras doenças renais; Melhorar a circulação sanguínea; Melhorar a digestão.
Qual é o melhor horário para beber água?
Segundo a ciência, não existe uma hora ideal para beber água. O indicado por especialistas é fazê-lo quando se tem sede. Entretanto, há alguns momentos do dia em que fazer isso pode trazer benefícios adicionais. Por exemplo, tomar um copo de água logo pela manhã pode facilitar a manutenção de hábitos saudáveis e aumentar a ingestão diária de água.
Beber água antes das refeições pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade. Por fim, beber água antes e depois do exercício ajuda a repor os líquidos perdidos no suor e otimizar a recuperação.
No Ar: Pampa Na Madrugada