Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 28 de fevereiro de 2024
A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é um dos tipos mais comuns de dermatite. É definida como uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.
Causas
A causa exata da dermatite atópica ainda é desconhecida, mas os médicos acreditam que uma combinação de pele seca e irritável com um mau funcionamento no sistema imunológico do corpo esteja entre as causas mais prováveis.
A maioria dos especialistas também acredita que a dermatite atópica tenha uma base genética. Dessa forma, as causas deste tipo de eczema estariam atreladas às causas da asma e da rinite alérgica. Porém, com manifestação clínica variável, ou seja: nem todas as pessoas com dermatite atópica apresentam asma ou rinite alérgica, e nem todas as pessoas com essas doenças desenvolvem dermatite atópica. É relevante para o diagnóstico o fato de essas doenças estarem presentes em conjunto em famílias de pessoas afetadas.
Fatores de risco
Os médicos elencaram alguns fatores de risco para o desenvolvimento de dermatite atópica, que incluem: Alergia a pólen, mofo, ácaros ou animais; Contato com materiais ásperos; Pele seca; Exposição a irritantes ambientais; Exposição à água; Fragrâncias ou corantes adicionados a loções ou sabonetes; Estresse.
Diagnóstico de Dermatite atópica
Não há nenhum exame específico para diagnosticar definitivamente a dermatite atópica, ou seja: o diagnóstico é clínico e feito pelo médico, através do exame da pele ou durante uma consulta de rotina, em que se consideram o histórico médico e familiar do paciente.
Tratamento de Dermatite atópica
O tratamento de dermatite atópica é feito geralmente à base de medicamentos. Anti-histamínicos tomados por via oral podem ajudar com a coceira que acompanha essa doença. Normalmente, eles podem ser comprados sem receita médica.
Alguns anti-histamínicos podem causar sonolência, mas ajudam a diminuir a coceira durante o sono. Consulte seu médico para verificar se há opções de medicações que não causem sonolência.
A maioria das causas do eczema atópico são tratadas com medicamentos tópicos, que são colocados diretamente sobre a pele ou no couro cabeludo do paciente.
A princípio, é provável que um creme ou uma pomada suave de cortisona (ou esteroide) sejam receitados. Se esses não surtirem efeito, você poderá precisar de medicações orais. Talvez sejam necessárias cremes com diferentes concentrações de esteroide para diferentes áreas da pele.
Outros medicamentos que podem ser usados: Cremes ou antibióticos se a pele estiver infeccionada e Imunossupressores orais.
Dermatite atópica tem cura?
A dermatite atópica é uma doença crônica, mas que é possível controlar com tratamento, evitando os irritantes e mantendo a pele bem hidratada.
Em crianças, ele geralmente começa a desaparecer por volta dos cinco ou seis anos, mas as crises poderão ocorrer com frequência. Em adultos, é geralmente uma doença prolongada ou recorrente.
As pessoas com eczema tendem a apresentar pele seca com mais probabilidade de crises no inverno, devido aos banhos muito quentes e contato com lã.
Prevenção
Normalmente, o eczema é genético, portanto é difícil evitar sua primeira aparição. Para prevenir crises, manter a pele bem hidratada e evitar os irritantes é importante e cuidados com o banho são fundamentais.
A respeito da alimentação, nada está provado, mas alguns especialistas sugerem que leite de vaca e ovos poderiam ter um papel no surgimento da dermatite atópica.
No Ar: Pampa Na Tarde