Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 4 de junho de 2022
Cientistas e engenheiros da Nasa (agência espacial norte-americana) divulgaram novos detalhes sobre a missão chamada DaVinci (Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble Gas, Chemistry, and Imaging) que tem planos de chegar na superfície de Vênus até meados de 2031. As novidades estão em um artigo publicado no The Planetary Science Journal, no dia 24 de maio.
O DaVinci será um laboratório de química analítica a bordo de uma nave espacial e medirá pela primeira vez aspectos da atmosfera de Vênus. Ele também irá fornecer a primeira imagem de descida das terras montanhosas do planeta enquanto mapeia sua composição rochosa e relevo de superfície.
“Este conjunto de dados químicos e ambientais pintarão uma imagem das camadas de atmosfera de Vênus e como ela interage com a superfície montanhosa”, explica Jim Garvin, do Centro de Voo Espacial Goddard, da Nasa, em comunicado.
O primeiro sobrevoo de Vênus será seis meses e meio após o lançamento da nave espacial e levará dois anos para colocar a sonda de medição em posição de entrada na atmosfera de Vênus sob iluminação ideal. A sonda começará a interagir com a atmosfera superior de Vênus e iniciará as observações científicas a cerca de 120 quilômetros acima da superfície do planeta.
O laboratório DaVinci está programado para ser lançado em junho de 2029 e entrar na atmosfera venusiana em junho de 2031. “Nenhuma missão anterior na atmosfera de Vênus mediu a química ou os ambientes com a riqueza de detalhes que a sonda DaVinci pode fazer”, completou Garvin.
No Ar: Pampa Na Tarde