Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024

Home Cinema Diretor de “Os Caça-Fantasmas”, Ivan Reitman morre aos 75 anos

Compartilhe esta notícia:

O diretor Ivan Reitman, de “Os Caça-Fantasmas” (1984), morreu no último sábado (12), aos 75 anos. De acordo com a agência de notícias Associated Press, a família do renomado cineasta afirmou, no domingo (13), que ele morreu “pacificamente” enquanto dormia em casa, nos Estados Unidos.

“Nossa família lamenta a perda inesperada de um marido, pai e avô que nos ensinou a sempre buscar a magia na vida”, afirma comunicado assinado pelos filhos do diretor, Jason, Catherine e Caroline Reitman.

“Nos consolamos que seu trabalho como cineasta trouxe riso e alegria para incontáveis outros ao redor do mundo. Enquanto lamentamos privadamente, esperamos que aqueles que o conheceram pelos seus filmes se lembrem para sempre dele.”

Ao longo das décadas de sua carreira, ele se firmou como diretor e produtor de obras bem-humoradas e populares, como “Irmãos Gêmeos” (1988), “Um Tira no Jardim de Infância” (1990), e “Almôndegas” (1979), o primeiro filme estrelado por Bill Murray.

Com o ator, Ivan se consagrou como o responsável pela franquia “Os Caça-Fantasmas”, que ganhou uma continuação direta em 1989, também dirigida por ele. Além de desenho animado, a história de cientistas que prendem espíritos malignos ganhou uma nova versão, protagonizada apenas por mulheres, em 2016.

“Os Caça-Fantasmas: Mais Além”, um filme de 2021 que deu um novo começo à série, foi dirigido pelo filho de Reitman, Jason.

“Mais Além” serviu como uma espécie de passagem de tocha espiritual. Reitman atuou como produtor da visão de seu filho e teria ido às lágrimas enquanto assistia a um corte do filme.

“Meu pai não tem saído muito de casa por causa da covid”, disse Jason à revista Empire em janeiro do ano passado. “Mas ele fez um teste, colocou uma máscara e dirigiu até o estacionamento da Sony para assistir ao filme com o estúdio. E depois, ele chorou e disse: ‘Estou tão orgulhoso de ser seu pai’. E foi um dos grandes momentos da minha vida.”

Ao longo da carreira, Ivan recebeu uma indicação ao Oscar como o produtor de “Amor sem escalas” (2009). Seu último trabalho como diretor, “A grande escolha”, foi lançado em 2014.

Nascido na Tchecoslováquia em 1946, Reitman era filho de um sobrevivente de Auschwitz (Polônia) e um combatente da resistência clandestina. A família imigrou para Toronto, no Canadá, para escapar da opressão comunista quando ele tinha apenas 4 anos de idade.

“Lembro-me de flashes de cenas”, disse Reitman sobre a viagem em 1979. “Mais tarde, eles me contaram sobre como me deram alguns comprimidos para dormir para que eu não fizesse barulho. Eu estava tão nocauteado que dormi de olhos abertos. Meus pais estavam com medo de que eu estivesse morto.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Vinho ganha espaço no Brasil, país da cerveja
Projeto gera crescimento de 600% em exportação de games brasileiros
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde