Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 2 de dezembro de 2024
Apenas um terço das pessoas identificam os sintomas de uma demência no primeiro mês após notá-los, segundo os especialistas. Muitos não dizem nada porque não têm certeza se os sinais são de demência ou simplesmente de mudanças relacionadas à idade.
A Sociedade de Alzheimer do Reino Unido realizou uma pesquisa e descobriu que uma em cada três pessoas (33%) que notam sintomas de demência em si mesmas ou em um ente querido guardam seus medos para si mesmas por mais de um mês.
Além disso, a pesquisa revelou que apenas 15% agem imediatamente ao identificar potenciais sinais de demência, enquanto 11% confessaram não discutir suas preocupações, apesar de reconhecer os sintomas, e 23% esperam por mais de meio ano antes de procurar um médico. Ao não falar, o processo de obtenção de apoio é atrasado.
Após o levantamento, a organização está incentivando as pessoas a reconhecer seus sintomas e encarar a demência de frente.
Assim, listou sete possíveis sintomas iniciais de demência dos quais as pessoas devem estar cientes e as diferenças em relação às mudanças naturais relacionadas à idade.
Demência é um termo usado para uma série de condições neurológicas que causam a perda do funcionamento cognitivo, como pensamento, raciocínio e memória, o que geralmente leva a mudanças comportamentais e de personalidade. Reconhecer a doença precocemente é essencial para garantir que a pessoa afetada receba o apoio e os cuidados de que precisa.
Segundo a Sociedade de Alzheimer do Reino Unido, sete possíveis sintomas iniciais de demência incluem: Dificuldade em acompanhar uma conversa; Dificuldade em se concentrar; Perda de memória; Perda auditiva; Esquecimento; Alterações de humor; Dificuldade em se movimentar.
Podem ser confundidos com questões da idade, mas são sinais de Alzheimer e demência: Má capacidade de julgamento e tomada de decisão; Incapacidade de administrar um orçamento; Perder a noção da data ou da estação
Dificuldade em manter uma conversa; Perder coisas e ser incapaz de refazer os passos para encontrá-las.
Enquanto as mudanças relacionadas à idade podem incluir: Tomar uma decisão ruim ocasionalmente; Perder um pagamento mensal; Esquecer que dia é e lembrar depois; Esquecer qual palavra usar; Perder coisas de vez em quando.
No Ar: Show de Notícias