Sábado, 04 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 2 de janeiro de 2025
Com pouco mais de dois meses após o início do primeiro feirão virtual para a compra de imóveis pelo programa Porta de Entrada, foram emitidos mais de 1 mil CCS (Certificados de Concessão de Subsídio) até o fim de 2024. O documento permite a assinatura do contrato de financiamento habitacional, garantindo o valor subsidiado de R$ 20 mil, como parte do pagamento da entrada do imóvel.
O Porta de Entrada, operacionalizado pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, é uma iniciativa criada para subsidiar o pagamento da parcela de entrada na aquisição da casa própria para famílias com renda de até cinco salários mínimos e tem a Caixa Econômica Federal como agente financeiro.
“O objetivo é reduzirmos o déficit habitacional no Estado que, em grande parte, é causado pelo valor excessivo do aluguel. Com a ajuda do Porta de Entrada, a pessoa, que possui condições, troca o aluguel pela prestação da sua casa própria, o que gera segurança habitacional para as famílias”, destaca o titular da Secretaria Estadual de Habitação, Carlos Gomes.
No total, até agora há 23,79 mil cidadãos cadastrados, 133 empresas e 252 empreendimentos, o que equivale a uma oferta de mais de 28 mil imóveis no portal do programa para escolha dos interessados. O programa é permanente e terá uma segunda etapa em 2025. Portanto, os cadastros seguem abertos pela plataforma digital.
Quem tem direito
O Porta de Entrada permite que famílias com renda de até cinco salários mínimos possam adquirir imóveis novos ou que ficarão prontos em até 24 meses, com valor máximo de R$ 300 mil. Nessa primeira etapa do programa, estão à disposição imóveis em empreendimentos enquadrados no Programa Minha Casa, Minha Vida.
O programa do governo estadual foi lançado em outubro de 2024. Em novembro, ocorreu um feirão presencial, com a participação de cerca de 5 mil pessoas nos dois dias do evento, proporcionando mais de 2,9 mil vendas de imóveis.
No Ar: Pampa News