Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025

Home Rio Grande do Sul Em Rio Grande, Lula assina novos contratos de retomada da indústria naval brasileira

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (24), em Rio Grande, contrato do Programa de Ampliação da Frota da Petrobras e Transpetro. A agenda compõe mais uma ação de retomada da indústria naval e de recuperação de plataformas da Petrobras que estavam em situação de desmobilização, desta vez em Rio Grande. O município, a 300 quilômetros de Porto Alegre, abriga o quarto terminal portuário mais movimento do País e a Refinaria Riograndense, a primeira do Brasil, inaugurada em 1937 como Refinaria Ipiranga.

O objetivo do governo federal é ampliar a frota de navios petroleiros e desenvolver a indústria naval, com a construção de quatro navios petroleiros do tipo Handy (embarcações de médio porte utilizadas para o transporte de petróleo bruto e derivados), com valor de US$ 69,5 milhões por embarcação.

Os navios serão usados no transporte de derivados de petróleo na costa brasileira. O projeto faz parte do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras, com a expectativa de estimular a criação de 10 mil empregos diretos e renda para o setor.

Há uma semana, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou durante evento de lançamento de licitações do programa, em Angra dos Reis (RJ), que a empresa está “pisando no acelerador”. “Mostrando o que a Petrobras vem fazendo pelo Brasil para explorar, produzir petróleo e entregar energia cada vez mais limpa para a sociedade brasileira. Os senhores não tenham nenhuma dúvida, nós vamos liderar uma transição energética justa”, afirmou Magda, que enfatizou: “Isso é um reaquecimento da indústria nacional brasileira. Não queremos jogar navios fora, queremos reaproveitar esses navios e queremos que o reaproveitamento aconteça nos estaleiros nacionais”.

A executiva saudou na ocasião trabalhadores e fornecedores da Petrobras. “Sem eles, nossos empreendimentos não seriam possíveis. E como nós temos dito, estejam preparados porque nós estamos pisando no acelerador. Então, estejam preparados, porque seja para fazer navios, para exploração e produção de petróleo e gás, seja para fazer refinarias e ampliação de capacidade de refino, nós vamos pisar no acelerador e vocês são essenciais para o sucesso dessa empreitada”, disse Magda Chambriard.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Câmara de Vereadores de Salvador é evacuada após incêndio
Governo federal vai liberar FGTS de demitidos que aderiram ao saque-aniversário
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde