Sábado, 23 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 11 de março de 2024
Nove pessoas morreram, incluindo oito crianças, e 78 foram hospitalizadas depois de comerem carne de tartaruga marinha na ilha de Pemba, em Zanzibar. Elas foram vítimas de quelonitoxismo, um tipo de intoxicação alimentar. Mortes por essa causa não são inéditas no arquipélago, que fica na Tanzânia.
O quelonitoxismo é considerado uma intoxicação alimentar com alto índice de mortalidade ligada diretamente ao consumo de carne de tartaruga marinha. O problema acontece com o acúmulo de biotoxinas na carne de tartaruga.
Segundo especialistas, cozinhar a carne não previne doenças que podem ser causadas pela ingestão de qualquer parte do animal. Outro problema é que os animais não apresentam sinais externos que indiquem doença.
Sintomas
Os sintomas iniciais apresentados são sensação de queimação na boca e garganta, náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia. Outras complicações neurológicas, renais e hepáticas também podem surgir nas horas seguintes. Em casos graves, o nível de consciência diminui. Sequelas neurológicas podem permanecer nos sobreviventes do coma, incluindo tetraplegia e demência.
Dentre os principais, estão:
* Náuseas
* Vômitos
* Sensação de queimação na boca e na garganta
* Diarreia
* Dores abdominais
* Febre
* Desidratação
* Perda de consciência (em casos graves)
Já foram registrados casos devido ao consumo de carne de quatro espécies de tartarugas marinhas: Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente), Chelonia mydas (tartaruga verde), Caretta caretta (tartaruga cabeçuda) e Dermochelys coriacea (tartaruga-de-couro), além da tartaruga gigante do sul da Nova Guiné (Pelochelys briboni), que vive em água doce.
Mortes
As mortes em Zanzibar foram confirmadas pelo médico Haji Bakar, do distrito Mkoani. Segundo os relatos, a tartaruga foi consumida na terça-feira passada (5). O adulto faleceu na sexta-feira (8), e era a mãe de uma das oito crianças mortas. Os testes laboratoriais, afirmou Bakar, atestaram o envenenamento pela carne da tartaruga.
Risco de envenenamento
Apesar de ser considerada uma prática popular na cultura de diferentes lugares do mundo, o consumo de carne de tartaruga marinha pode ser extremamente prejudicial à saúde humana. Ela oferece altos riscos de envenenamento graças ao seu acúmulo de biotoxinas.
Para piorar a situação, esses animais, normalmente, não apresentam sinais externos de doença. E, de acordo com especialistas, o cozimento da carne de tartaruga não previne ou evita as possíveis complicações.
No Ar: Pampa Na Madrugada