Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 15 de junho de 2024
A Espanha, com 15 minutos muito eficazes no primeiro tempo, começou com o pé direito a sua campanha na Eurocopa. Nesse sábado (15), na abertura do Grupo B, venceu a Croácia por 3 a 0, no Estádio Olímpico de Berlim. Os gols dos espanhóis saíram entre os 28 e 47 da etapa inicial, marcados por Morata, Fabián Ruiz e Carvajal.
Mas o time espanhol freou o ritmo na etapa final. Assim, a Croácia teve a chance de diminuir. Teve um pênalti que Petkovic perdeu e, no rebote, marcou. Mas em lance irregular. E o tento acabou anulado.
Neste jogo, um fato histórico: Lamine Yamal, entrou como titular e se tornou o primeiro jogador com 16 anos a atuar em uma partida de Euro. O garoto-sensação do Barcelona fez um bom jogo, principalmente no primeiro tempo, e deu um passe açucarado para o gol de Carbajal.
Após 25 minutos sonolentos, modorrentos e com poucas emoções, tirando uma ou outra tentativa de Lamine Yamal pela esquerda diante de uma Croácia que cadenciava o jogo, a Espanha conseguiu furar o bloqueio aos 28 minutos.
Fabián Ruiz recebeu no meio de campo e fez um excelente passe para Morata entrar no meio da zaga e, na área, bater para fazer 1 a 0. Somente aí a Croácia foi dar seu primeiro chute perigoso a gol, com Kovacic. Porém, foi a Espanha que ampliou quando Fabián Ruiz. O jogador do PSG recebeu na entrada da área, saiu da marcação e bateu rasteiro sem chance para Livakovic.
Com 2 a 0 contra, enfim a Croácia mostrou que tem um time habilidoso e começou a ter mais a bola, quase marcando aos 33 quando Brozovic chutou para grande defesa de Unai Simón. Na sobra, Majer chutou na rede pelo lado de fora.
Aos 41, Gvardiol apareceu e chutou rente à trave. O zagueiro Gvardiol, assim como ocorre no Manchester City, joga como lateral-esquerdo na seleção croata. Porém, era dia da Espanha. Aos 47, Lamine Yamal cruzou e Carvajal mandou para a rede.
No segundo tempo, o jogo teve pouca intensidade e a Espanha deixou a bola com o rival. Tante que terminou com menos posse (46%) e finalizações (16 a 11). E seguia insosso até os 35 minutos, quando o goleiro Unai Simón saiu mal com a bola nos pés.
Isso gerou pênalti para a Croácia. Petkovic (o mesmo que fez o gol que eliminou o Brasil na Copa-2022) cobrou. Unai Simon defendeu. Na sobra, Perisic rolou para Petkovic mancar para a rede. Mas houve irregularidade no rebote. Afinal, Perisic invadiu antes da cobrança. O gol foi anulado.
Ficha técnica
— Espanha: Unai Simón, Carvajal, Le Normand, Nacho Fernández, Cucurella; Rodri (Zubimendi), Pedri (Dani Olmo), Fabián Ruiz, Lamine Yamal (Ferrán Torres), Álvaro Morata (Oyarzábal) e Nico Williams (Merino) . Técnico: Luis de la Fuente.
— Croácia: Livakovic, Stanisic, Šutalo, Pongracic, Gvardiol, Modric (Pasalic), Brozovic, Kovacic (Susic), Majer, Budimir (Perisic) e Kramaric (Petkovic). Técnico: Zlatko Dalic.
No Ar: Pampa Na Tarde