Domingo, 02 de Fevereiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 1 de fevereiro de 2025
A prática de higiene dos dentes, que envolve o uso diário do fio dental, pode proteger muito além da saúde bucal. Novas evidências, que serão apresentadas na semana que vem na Conferência Internacional sobre AVC, realizada em Los Angeles, nos EUA, mostram que a rotina de limpeza com pelo menos uma vez por semana pode garantir um risco menor de sofrer derrame e fibrilação atrial. Essas descobertas trazem uma nova perspectiva sobre a importância da higiene bucal para a saúde geral.
“Eu não diria que o uso do fio dental é a única coisa que você precisa fazer para prevenir um derrame, mas nossas descobertas sugerem que é mais uma coisa a ser adicionada a um estilo de vida saudável”, afirmou o pesquisador principal Souvik Sen, professor e chefe do departamento de neurologia da Universidade da Carolina do Sul, em Columbia, em um comunicado oficial. A pesquisa ressalta que, embora o fio dental não seja a única medida preventiva, ele pode desempenhar um papel importante na redução de riscos para condições graves como o derrame.
A pesquisa contou com a participação de 6.278 indivíduos que responderam a questionários sobre o uso do fio dental. Desses, 65% relataram usar o fio dental pelo menos uma vez por semana. Os participantes foram acompanhados por um período de 25 anos para verificar se desenvolviam fibrilação atrial (AFib) ou se sofriam um acidente vascular cerebral isquêmico. Os resultados foram surpreendentes: aqueles que usaram fio dental regularmente apresentaram um risco 22% menor de sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico, um risco 44% menor de um acidente vascular cerebral cardioembólico e um risco 12% menor de fibrilação atrial, que se desenvolveu em 20% dos participantes do estudo.
No entanto, o estudo não encontrou nenhuma ligação entre o uso do fio dental e acidentes vasculares cerebrais trombóticos ou lacunares. “O uso do fio dental reduz infecções orais e doenças gengivais, que estão ligadas à inflamação. Como a inflamação pode contribuir para o risco de derrame, faria sentido que, se as pessoas usassem fio dental regularmente, isso também pudesse reduzir o risco de derrame e FA”, explicou Sen. A conexão entre saúde bucal e inflamação é fundamental, pois a inflamação crônica no corpo pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares, incluindo o derrame.
Além do cuidado com os dentes por meio do uso diário do fio dental, para se prevenir contra derrames, é importante adotar outras práticas saudáveis. Controlar a pressão arterial e o colesterol, manter um peso saudável, permanecer fisicamente ativo, ter uma dieta balanceada e dormir o suficiente são medidas essenciais para reduzir o risco de problemas cardiovasculares e manter o corpo saudável. Dessa forma, cuidar da saúde bucal pode ser uma peça chave dentro de um conjunto de hábitos que favorecem o bem-estar geral.
No Ar: Pampa News