Sábado, 23 de Novembro de 2024

Home Tecnologia Facebook alerta que 1 milhão de nomes de usuários e senhas foram roubados

Compartilhe esta notícia:

A Meta, empresa que é a controladora do Facebook, informou nesta sexta-feira (7) que vai notificar cerca de 1 milhão de usuários da rede social que suas credenciais de acesso foram comprometidas devido a falhas de segurança em outros aplicativos baixados em celulares, tablets e computadores nas lojas de app da Apple e da Alphabet (Google).

Segundo a Meta, foram identificados mais de 400 aplicativos maliciosos nos sistemas Android e iOs cujo objetivo era roubar as informações de login (usuário e senha) no Facebook. A empresa disse ainda que informou Apple e Google sobre as falhas para facilitar a remoção destes aplicativos.

Os aplicativos se “disfarçavam” como aplicativo de foto, games e de saúde, de acordo com o Facebook. Dos 400 aplicativos maliciosos, 45 estavam na Apple Store e já foram removidos, informou a empresa. O Google também afirmou ter retirado todos os aplicativos suspeitos de seu sistema, segundo um port-voz.

“Os cibercriminosos sabem como esses tipos de aplicativos são populares, e eles usarão temas semelhantes para enganar as pessoas e roubar suas contas e dados. Se um aplicativo promete algo bom demais para ser verdade, como recursos não lançados para outra plataforma ou site de mídia social, é provável que tenha segundas intenções”, alerta David Agranovich, diretor de interrupção de ameaças globais na Meta.

Ainda conforme Agranovich, a atividade maliciosa ocorreu fora dos sistemas da Meta, e que nem todos os um milhão de usuários necessariamente tiveram suas senhas comprometidas.

O golpe aconteceria, por exemplo, quando um usuário carrega uma foto editada de um aplicativo malicioso em sua conta do Facebook. Um prompt de login falso apareceria, onde o usuário teria de fornecer seu nome de usuário e senha.

A Meta informou que iria compartilhando dicas para potenciais vítimas sobre como podem evitar o golpe e mostrando como identificar melhor aplicativos problemáticos que roubam credenciais, seja para o Facebook ou para outras contas.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Argentina: gás lacrimogêneo invade estádio e um torcedor morre
Neymar, Vini Jr: saiba qual jogador da seleção tem mais seguidores nas redes sociais
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada