Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 3 de abril de 2023
Você talvez saiba que a inteligência artificial (IA) pode analisar seu currículo ao se candidatar para uma vaga de emprego. Mas você está preparado para ter uma entrevista avaliada pela IA? Alguns empregadores estão usando a tecnologia para avaliar vídeos de entrevistas realizados pelos candidatos – habilidades de comunicação, a capacidade de resolução de problemas, a iniciativa, o profissionalismo e o comportamento de um candidato. E, basicamente, a triagem da IA pode eliminá-lo antes mesmo de você conversar com alguém de verdade.
As entrevistas com IA costumam funcionar assim: são apresentadas perguntas aos candidatos, uma de cada vez, e o sistema registra suas respostas em vídeo, muitas vezes estipulando um limite de tempo, normalmente entre um e alguns minutos. Alguns empregadores permitem que os candidatos gravem mais de uma vez certas respostas. Quando a entrevista é enviada, a IA assume o controle, analisando o vídeo em relação a habilidades ou características específicas e dando pontuações e informações aos empregadores. Os candidatos costumam ser informados de que a IA será usada para avaliar sua entrevista.
Especialistas em trabalho dizem que os empregadores recorrem em grande parte à tecnologia para as vagas que atraem um grande número de candidatos ou para ajudar a preencher centenas de vagas de uma vez. Alguns a utilizam para candidatos em início de carreira cujos currículos podem não ter experiências relevantes.
No entanto, a tecnologia não é perfeita. A preocupação dos especialistas é que a IA possa punir injustamente os candidatos quando não é capaz de entender o sotaque ou o distúrbio da fala de uma pessoa, por exemplo. Eles também temem que a tecnologia pontue de forma injusta alguém que seja neurodivergente ou que não tenha o inglês como língua materna.
Os fabricantes de softwares dizem que estão trabalhando sem parar em melhorias para tentar erradicar possíveis discriminações. Contudo, os especialistas afirmam que há algumas coisas que você pode fazer para melhorar suas chances em uma entrevista com uso de IA. “Não se deixe intimidar”, disse Marcie Kirk Holland, diretora-executiva do Centro de Carreiras e Estágios da Universidade da Califórnia, em Davis. “O local de controle ainda está com o indivíduo.”
Foco em você
Garanta que o foco da sua entrevista fique em você. Problemas de tecnologia e configuração podem não só afetar a avaliação da IA, mas também impactar suas perspectivas de trabalho, caso um humano acabe assistindo à gravação.
Portanto, verifique se sua conexão Wi-Fi está funcionando bem, se seu dispositivo está ligado à tomada, se sua iluminação está adequada e não provoca uma sombra em seu rosto, se o ângulo da câmera lhe favorece, se a webcam e o microfone estão funcionando bem (mesmo que esteja usando aqueles disponíveis em seu dispositivo) e se o cenário atrás de você está visualmente apropriado. Confirme se você está usando a versão mais recente do seu sistema operacional e do seu navegador, pois alguns softwares têm requisitos para funcionar.
Peça para que as pessoas com quem você mora, ou qualquer um que talvez esteja por perto e possa atrapalhar o vídeo, saiam. Escolha um lugar que seja silencioso para garantir que o software capture tudo o que você diz.
“É bem parecido com todas aquelas coisas que aconselharíamos para qualquer entrevista”, explica Marcie.
No Ar: Show de Notícias