Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024

Home Celebridades Fernanda Montenegro prova fardão para cerimônia de posse na Academia Brasileira de Letras

Compartilhe esta notícia:

A atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, já está nos últimos preparativos para a cerimônia de posse da cadeira 17 na Academia Brasileira de Letras (ABL), marcada para a próxima sexta-feira (25).

No fim de semana, a atriz postou em suas redes sociais uma foto com o fardão, traje usado pelos maiores nomes das letras brasileiras em cerimônias oficiais.

“Na preparação para a posse”, disse Fernanda Montenegro.

Eleição por maioria absoluta

Em novembro, Fernanda Montenegro recebeu 32 dos 34 votos dos acadêmicos e foi eleita por maioria absoluta à cadeira de número 17 da ABL.

Na época, a atriz falou sobre ser uma imortal.

“É algo assim, é uma viagem no imaginário, uma viagem no sublime. A minha arte não é imortal. A arte do ator é enquanto ele está ali vivo, presente em carne e osso. Mas, de uma forma poética, vamos dizer que é imortal. Eu fico muito espantada que uma academia que tem como princípio ser imortal, acolher uma atriz que só existe quando está em cena carnificando o personagem”, disse Montenegro.

Na ocasião, Fernanda também destacou a pouca participação de mulheres na academia.

“Já não teve nenhuma mulher [na academia]. Isso [mulheres ocupando cadeiras na ABL] não vai parar. Vai chegar uma hora que talvez tenha mais mulheres do que homens. Certamente, a chegada das mulheres vai ter força e será aceito. É do tempo atual, da justiça em torno da existência humana”.
Em uma entrevista ao Fantástico, a atriz também falou sobre a necessidade de aumentar a presença das personalidades negras na ABL.

Desde se sua fundação, a ABL é aberta a pessoas de várias áreas, desde que tenham escrito um livro. Mas, até 1977, a entrada só era permitida para homens.

“Tendo uma produção sólida em qualquer área onde a mulher possa se apresentar, na área médica, na área de Direito, na área de Sociologia. Se tem representantes nessas áreas lá dentro, homens, por que não mulheres? E também de qualquer raça, sabe? Há necessidade de mais presença das personalidades negras lá dentro. Existem poderosas, presentes”, diz.

Fernanda tem dois livros publicados. Em “Prólogo, ato, epílogo”, ela narra suas memórias. A outra obra, “Fernanda Montenegro: itinerário fotobiográfico”, reúne imagens que contam a sua trajetória pessoal e profissional.

Fernanda Montenegro é conhecida e admirada tanto no teatro como nas telenovelas. Foi a primeira atriz contratada pela TV Tupi, em 1951.

Na Globo, atuou em mais de trinta obras. Ganhou o Emmy internacional de melhor atriz pelo seriado “Doce de Mãe”, em 2012.

E é a única brasileira indicada a um Oscar de melhor atriz. Foi pelo papel de Dora no filme “Central do Brasil”.

Para ser nomeada para a cadeira de imortal, Fernanda precisava obter 17 votos — ou seja, metade dos votos.

No ano passado, a atriz oficializou a candidatura ao posto antes ocupado pelo diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, que morreu no dia 15 de março de 2020.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Celebridades

Cochilo em excesso pode ser sinal de demência
“Marcella foi a primeira mulher que beijei na boca”, diz Vitória Strada
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada