Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 1 de janeiro de 2024
Na temporada em que conquistou seu primeiro grande título na carreira, quando levou o Fluminense à inédita conquista da Libertadores da América, Fernando Diniz conseguiu um outro feito marcante. O treinador ficou em quinto no lugar no ranking dos melhores técnicos do futebol mundial (contando apenas clubes), segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês).
“Durante o ano civil de 2023, Pep Guardiola ganhou tudo: a Premier League, a FA Cup, a Uefa Champions League, a Supertaça Europeia e o Mundial de Clubes da Fifa! Assim, ele consolidou seu lugar como um dos maiores dirigentes da história do futebol”, diz a entidade.
A IFFHS destaca que Pep “é o único técnico a ter vencido 4 Mundiais de Clubes por três clubes diferentes (FC Barcelona, FC Bayern München e Manchester City)”. São 37 títulos conquistados em apenas 14 anos de carreira.
O ranking também deixa clara a diferença dele para os demais. Guardiola acumulou 281, muito à frente dos 56 de Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid.
Completam o ranking Luciano Spaletti (que assumiu a seleção italiana após ser campeão italiano com o Napoli), com 53; Simone Inzaghi (Inter de Milão), 51; Fernando Diniz (Fluminense), 33; Mikel Arteta (Arsenal), 30; Xavi (Barcelona), 26; Ange Postecoglou (Celta/Tottenham) 12; Unai Emery (Aston Villa),8; e Jürgen Klopp (Liverpool), 6.
Rei da América
O jornal uruguaio “El País” elegeu Fernando Diniz como o melhor treinador da América. O técnico do Fluminense e da Seleção Brasileira foi escolhido para o posto após um ano iluminado com o Tricolor, na mesma premiação que deu a Germán Cano o título de “Rei da América”.
Para vencer o prêmio, Diniz superou nomes relevantes no cenário continental. Entre os treinadores que também fizeram parte da final, estavam Lionel Scaloni (Argentina), Luis Zubeldía (LDU), Marcelo Bielsa (Uruguai) e o português Abel Ferreira, campeão paulista e brasileiro com o Palmeiras.
A votação foi realizada pelo periódico uruguaio envolvendo mais de 200 jornalistas, que elegeram também o time ideal da América em 2023 e a melhor jogadora na esfera feminina, além da premiação vencida por Cano.
Em relação à equipe eleita, além de Diniz como técnico e Germán Cano como atacante, outros três jogadores do Flu foram lembrados: Nino, André e Jhon Arias. Dos nomes do futebol brasileiro, Gustavo Gómez, Piquerez, Alan Patrick e Luis Suárez foram incluídos; o uruguaio De La Cruz, agora no Flamengo, e a dupla Romero e Advíncula, vice-campeã da Libertadores com o Boca Juniors, completaram o time.
O ano de Fernando Diniz foi mágico. Além de ter assumido a Seleção Brasileira de forma interina, enquanto não há definição por um comandante fixo, o técnico alcançou o segundo título carioca seguido e levou o Tricolor à primeira Libertadores de sua história.
No Ar: Show de Notícias