Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 1 de fevereiro de 2022
No dia 2 de fevereiro é celebrado o dia da Nossa Senhora dos Navegantes ou Iemanjá para religiões de matriz africana. Todos os anos o evento é celebrado por fiéis no litoral gaúcho. Mas, pelo segundo ano consecutivo, em função da pandemia, as festividades foram canceladas.
Antes da meia noite, milhares de devotos de Iemanjá se reuniam a beira-mar para agradecer e fazer pedidos à santa. Mas, neste ano, a tradicional festa da Iemanjá que reuniria muitos fiéis foi cancelada, devido o aumento no número de casos positivos pela Covid.
“Esse ano a administração municipal, mais uma vez, resolveu cancelar o evento. Mas, as casas religiosas e as pessoas que querem vir aqui, fazer suas oferendas e suas obrigações, está liberado”, explicou o secretário de Turismo de Tramandaí, Rojoel Amaral.
Além de Tramandaí, nas praias de Imbé, Cidreira, Torres e Capão da Canoa também não haverá a grande festa, mas os devotos podem acender velas e deixar agrados à santa, nos espaços onde fica a rainha do mar.
“A pessoa pode vir individualmente, prestar a sua homenagem, fazer suas orações e oferenda à Iemanjá. Porém, nós não vamos permitir que sejam instaladas tendas e atendimento às pessoas na faixa de areia e aqui próximo a imagem de Iemanjá. Durante o dia, podem fazer as homenagens, mas à noite, no dia 01 e 02, a gente vai fazer o fechamento da área, porque normalmente gera muita aglomeração”, afirmou o secretário de Turismo de Capão da Canoa, Marcelo Ramos.
No Ar: Pampa News