Sábado, 23 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 2 de abril de 2022
Ao viajar pelo mundo, e também pelo Brasil, é comum se deparar com uma cena clássica diante de lindas fontes que parecem obras de arte.
Ao viajar pelo mundo, e também pelo Brasil, é comum se deparar com uma cena clássica diante de lindas fontes que parecem obras de arte. Pessoas atiram moedas em suas águas com algum desejo ou pedido para o futuro. E um dos lugares mais tradicionais para esse costume é a Fontana di Trevi, que está entre os pontos turísticos mais procurados de Roma.
A tradição começou no filme “A Fonte do Desejo”, de 1954. Baseada em uma cena, cada pessoa que atirasse uma moeda na fonte, de costas, com a mão direita sobre o ombro esquerdo voltaria a Roma. A lenda ainda diz que, se duas moedas fossem atiradas à fonte, encontraria um amor em Roma. E se uma terceira moeda fosse atirada, se casaria com o mesmo amor na capital italiana.
Independentemente se a lenda funciona na vida real, o fato é que a Fontana di Trevi “arrecada” um valor milionário anualmente com as moedas lançadas na água. Estima-se que entre 3 e 4 mil euros por dia são retirados em moedas das águas da fonte mais famosa do mundo. Em valores anuais, a arrecadação atinge entre 1 milhão e 1,5 milhão de euros, o que representa entre 6 milhões de reais e 8 milhões de reais.
Anos atrás, esses valores até viraram alvo de disputa na capital italiana. O dinheiro arrecadado tradicionalmente é destinado à Caritas, entidade da Igreja Católica que trabalha em benefício da população pobre e dos sem-teto, que usa a verba para a compra de alimentos. A prefeitura de Roma agiu para usar o dinheiro em suas obras de infraestrutura, mas não obteve êxito após a disputa ganhar espaço na mídia.
A Fontana di Trevi foi concluída há 257 anos. Ela é construída em mármore, e sua obra barroca possui 26 metros de altura. A fonte passou por uma restauração em 2015. Foram 17 meses de trabalho para evitar o desgaste em um dos cenários mais famosos da Itália. Desde o fim do ano de 2015, ela já está livre para os turistas se maravilharem com essa obra de arte, sem tapumes para atrapalhar.
Voltar Todas de Viagem e Turismo
No Ar: Pampa Na Madrugada