Sábado, 23 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 17 de maio de 2022
Com a pandemia as tendências de viagem mudaram significativamente. O “glamping”, que nada mais é do que acampamento de luxo, se tornou um sucesso desde então. O termo vem do inglês e mistura glamorous (encantador) e camping (acampamento).
A revista Travel and Leisure lançou o relatório de tendências de férias de verão no hemisfério norte, que acontece entre junho e agosto, e o glamping é a principal expressão buscada em 2022 na ferramenta.
Camping estruturado e sem perrengue
A busca “glamping perto de mim” é uma super pesquisada. Isso porque muita gente quer ter uma experiência diferente sem gastar muito e, portanto, destinos perto de casa são sempre boas opções.
Nos Estados Unidos, onde a prática já é mais comum, o glamping é mais procurado nos tados da Flórida, Texas, Califórnia, Geórgia e Tennessee. Como você pode ter percebido, os locais são mais quentes e não costumam ter muita variação brusca de temperatura.
Outros destinos que se tornaram um ‘clássico’ americano do acampamento de luxo são os Parques Nacionais Yellowstone, Glacier, a região do Grand Canyon e do Lago Tahoe, que contam com cenários deslumbrantes.
No Brasil, esse estilo de viagem também vem ganhando força e existem diversos locais que oferecem esse tipo de estrutura. Confira 3 boas opções:
Cambará do Sul (RS)
Por que ir: O Parador Casa da Montanha fica cravado entre Aparados da Serra e Campos de Cima da Serra, no norte do Rio Grande do Sul. Por ali, é possível alternar trekkings pelas grandes cadeias de cânions como Itaimbezinho, Fortaleza e Malacara, com manhãs preguiçosas em uma das 12 barracas inspiradas em lodges africanos, mas com o bem-vindo isolamento térmico que as serras da região pedem. A barraca-luxo oferece banheiro privativo, decoração rústica e camas box. A barraca-suíte tem o mimo extra de sacada equipada com banheira de hidromassagem. Outros pequenos luxos à disposição são café da manhã na cama e gastronomia local com direito a carta de vinhos.
Melhor época: Entre maio e outubro, estação seca.
Iporanga (SP)
Mangarito é o primeiro glamping do Brasil. Localizado no Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira, em Iporanga -SP, a hospedagem oferece cabanas confortáveis e charmosas com um verde exuberante ao redor. Passeios, como trilha pelas cavernas e observação de aves, estão incluídos no preço da diária, que custa R$ 300, para casal, com café da manhã.
Melhor época: Entre abril e novembro, devido à estabilidade do clima.
Jalapão (TO)
Por que ir: Só para chegar ao acampamento montado às margens do rio Novo, é preciso percorrer cerca de 300 quilômetros por estradas de terra a partir de Palmas, cortando toda a Serra Geral tocantinense. Com um pouco de sorte, é possível avistar animais raros, como o lobo-guará e a arara azul, durante o safári fotográfico. A região é recortada por uma malha de cursos de água doce, e oferece trilhas para nascentes e cachoeiras, além da possibilidade de um rafting no rio Novo. O Jalapão ainda é uma região bastante inexplorada, e descobri-la fica melhor ainda com banho quente em banheiro privativo em uma das 12 tendas instaladas sob cajueiros e mangabeiras.
Melhor época: Entre abril e outubro chove menos, mas é possível ir no ano inteiro.
Voltar Todas de Viagem e Turismo
No Ar: Pampa Na Madrugada