Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Home Economia Golpes na Black Friday: Luciano Hang faz alerta e dá dicas para compras online

Compartilhe esta notícia:

Mais da metade dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday este ano, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google. A tradicional data de promoções do varejo, que acontece no final de novembro –neste ano, no dia 29 – deve movimentar mais de R$ 7,93 bilhões só no comércio eletrônico, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Em meio a uma ampla variedade de opções de compras, tanto em lojas físicas quanto online, de formas de pagamentos e oferta de cashback e parcelamentos, os consumidores já começaram a ser bombardeados de promoções. Mas é preciso ficar atento para não cair em golpes.

De acordo com o empresário Luciano Hang, dono da Havan, os golpes mais comuns incluem a venda de produtos a preços muito abaixo do mercado e promoções falsas com sorteios e prêmios, pedindo apenas o pagamento do frete.

“Os golpistas sabem que a Black Friday atrai consumidores e usam isso para enganar. Recebemos centenas de notificações sobre golpes neste ano que utilizam indevidamente o nome e imagem Havan e meu”, diz o empresário.

Ele também destaca a importância de se atentar ao o beneficiário no momento do pagamento. Caso seja via Pix, por exemplo, o nome de quem irá receber deve ser sempre “Havan”, caso contrário, é golpe.

A recomendação do empresário, em casos suspeitos, é denunciar no site que a empresa criou especialmente para sinalizar golpes e buscar sempre as informações nos canais oficiais da marca. Para evitar estas fraudes, a orientação é que os consumidores façam suas compras em lojas físicas, pelo aplicativo ou pelo site oficial.

O dono da Havan sugere que os compradores verifiquem sempre o endereço do site antes de finalizar a compra. Domínios falsos podem ser parecidos, mudando apenas uma letra, como “havam.com.br” em vez de “havan.com.br”.

Registre tudo

É bastante comum que as lojas virtuais alterem os preços de seus produtos sem um aviso prévio e pode acontecer do valor anunciado como promoção divergir do valor no carrinho de compras.

Outra situação que pode acontecer é o produto anunciado não corresponder ao que será entregue em sua residência. Faca prints de todos os detalhes relevantes durante sua compra, caso ocorra alguma situação em desconformidade com você é necessário ter provas para efetuar uma reclamação no SAC da loja ou no PROCON, e os prints vão comprovar a veracidade dos fatos alegados para ter a situação resolvida.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Brasileiras que foram presas após malas serem trocadas em aeroporto são proibidas de viajar novamente após terem visto americano cancelado
Morgan Stanley rebaixa indicação para ações de empresas brasileiras
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada