Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 29 de março de 2023
A chegada de uma nova geração de inteligência artificial (IA) conversacional com o ChatGPT trouxe um frescor para a área de programação, já que o próprio computador pode auxiliar com mais precisão a construção de termos mais simples e “braçais” no setor. A plataforma líder no segmento, o GitHub, já tem uma ferramenta com os novos recursos, o Copilot, e o Google, que tem uma forte política de codificação aberta, também quer uma fatia desse mercado, a partir do anúncio de uma parceria com o Replit.
O Replit, assim como o GitHub, é uma plataforma colaborativa de programação, e também possui recursos baseados em aprendizado de máquina. Com o anúncio formalizado nesta quarta-feira (29), o Google Cloud oferece integração com a ferramenta Ghostwriter, que permite aos usuários usar prompts simples, da mesma forma que a IA generativa do ChatGPT da Open AI, para gerar código.
“Sob a nova parceria, os desenvolvedores da Replit terão acesso à infraestrutura, serviços e modelos de base do Google Cloud por meio do Ghostwriter, a IA de desenvolvimento de software da Replit; enquanto os desenvolvedores do Google Cloud e do Workspace terão acesso à plataforma colaborativa de edição de código da Replit”, destaca o Google.
Embora a Replit já possua 20 milhões de usuários, a parceria com o Google vem em um momento oportuno, já que o mercado está animado com as possibilidades trazidas pelo ChatGPT. Recentemente, a Microsoft anunciou investimento multibilionário a OpenAI para otimizar as buscas do Bing com a nova geração de IA.
“Nossa parceria com o Google Cloud em infraestrutura e IA é um passo claro em direção à nossa missão de colocar on-line o próximo bilhão de criadores de software”, diz Amjad Masad, CEO e chefe de engenharia da Replit.
Para dar exemplos de uso da IA generativa da ferramenta Ghostwriter na nuvem do Google, a companhia listou seus recursos:
Implantação do que a IA ajudou a criar: os desenvolvedores podem codificar em qualquer idioma de seu navegador rapidamente porque o Replit armazena em cache mais de 10 terabytes de pacotes. Com a tecnologia do Google Cloud Platform, os desenvolvedores da Replit podem implantar e dimensionar seus aplicativos com apenas alguns cliques e obter a confiabilidade, segurança e outros benefícios líderes do Google Cloud.
IA integrada: a Replit o Ghostwriter inicial no ano passado. Desde então, a plataformat construiu e implantou uma IA totalmente conversacional diretamente no Ambiente de Desenvolvimento Integrado (ou IDE, em inglês) que possui o contexto do projeto do desenvolvedor.
IA que depura em tempo real: o Ghostwriter possui recursos de depuração instantânea que ajudam a resolver proativamente erros de codificação.
Monetização: o Replit Bounties permite aos desenvolvedores ganhar dinheiro na plataforma concluindo trabalhos de software para outros, diretamente de usuários finais com APIs para Stripe e outros; ou do suporte da comunidade Replit com dicas de suporte.
Comunidade: os desenvolvedores da Replit podem compartilhar aplicativos executáveis com 20 milhões de outros desenvolvedores instantaneamente.
IA no celular: o ambiente de desenvolvimento da Replit está disponível para iOS e Android, permitindo que os desenvolvedores codifiquem com IA em seus smartphones e tablets de qualquer lugar do mundo. Nenhuma implantação ou compilação separada é necessária.
Colaborativo: os desenvolvedores podem compartilhar sessões de IA e codificar com outras pessoas de suas equipes. AI é apenas mais um colaborador.
No Ar: Show de Notícias